Centenas de famílias de conjunto habitacional no Passaré serão beneficiadas com obras de urbanização

21 de março de 2018 - 15:06 # # # #

André Victor Rodrigues - Repórter
Marcos Studart - Fotos

A comunidade do Residencial Novo Jardim Castelão, no bairro Passaré, em Fortaleza, será beneficiada com mais qualidade de vida por meio de obras de urbanização. Nesta quarta-feira (21), o governador Camilo Santana e o prefeito da Capital, Roberto Cláudio, estiveram presentes no local e assinaram a ordem de serviço para o início das medidas. A ação faz parte do projeto Juntos por Fortaleza, conjunto de políticas integradas entre Governo do Ceará e Prefeitura de Fortaleza.

Localizado entre as ruas El Dourado e Itaperi, o conjunto habitacional terá o entorno inteiro reformado. Serão feitas a pavimentação em paralelepípedo, a implantação de nova iluminação, a construção de uma praça com playground, de uma quadra poliesportiva, além de passarela para pedestres sobre o canal. Os acessos ao interior do residencial terão a implantação de pisos em pedra cariri, paisagismo, áreas de convivência, além da construção de amplo sistema de drenagem e rede de água e esgoto. As obras demandam investimento na ordem de R$ 12 milhões. O prazo para conclusão é de 14 meses.

Após visita aos moradores do Novo Jardim Castelão, o governador Camilo Santana destacou que as famílias do local estão a um passo de condições mais dignas de moradia. Além disso, lembrou o chefe do Executivo, a nova estrutura da área terá papel relevante na prevenção à criminalidade na Capital.

“Enfrentar o problema da violência tem dois eixos de ações: a ostensiva, com a presença da polícia e combate às organizações criminosas, e a prevenção, que é dar oportunidade para que as pessoas vivam dignamente, possam ter boas escolas, prática de esportes na cidade. O desejo de ter o direito a casa é um direito social que precisa ser preservado e temos que fortalecer. O Governo e a Prefeitura estão trabalhando juntos para regularizar as casas das pessoas que têm moradia, e também garantir moradias dignas para as pessoas”, disse.

Creche

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, complementou que, além do investimento atual, está prevista uma segunda etapa para a construção de uma creche municipal, feita para atender especificamente crianças de 0 a 6 anos de idade. Ele reforçou a necessidade de garantir necessidades básicas para uma moradia de qualidade.

“Essa é uma comunidade de quase 1.000 famílias que vivem numa situação bastante precária. Essa ação vai permitir mais qualidade de vida, higiene, acessibilidade, mais perspectivas. São obras simples, mas que são fundamentais. Drenagem, esgoto, pavimento, área de lazer, além de gerar mais estrutura para que os pais possam criar seus filhos com segurança e diante de oportunidades”, finalizou.

Mais saúde e segurança

A dona de casa Jaianne Ribeiro, 26, é mãe do pequeno Ediwan e mora há quatro anos na comunidade do Passaré. Para ela, a urbanização vem para tranquilizar o coração de mãe, que se preocupa com o ambiente em que o filho crescerá nos próximos anos.

“É importante a gente ter saneamento básico, lugar para o menino estudar, as ruas arrumadinhas. Todos aqui estão felizes com a realização dessa reivindicação da comunidade pelo Governo e pela Prefeitura. Com essas obras a vida do povo tem tudo para melhorar”, contou.

O conjunto

O Novo Jardim Castelão possui 27 blocos, totalizando 816 apartamentos, à margem esquerda da Bacia do Rio Cocó.

Juntos por Fortaleza

Lançado em novembro de 2017, o programa é um conjunto de ações integradas entre Governo do Ceará e Prefeitura de Fortaleza para a criação de oportunidades e a melhoria da qualidade de vida da população. A ideia do Juntos por Fortaleza é acelerar os planos em andamento e desenvolver novas obras, reformas e planejamentos na Capital, com investimento na casa dos R$ 2 bilhões em diversas áreas: mobilidade, urbanismo, meio ambiente, segurança, saúde, educação e cultura.

No lançamento do plano de ações, foi apresentado um conjunto de benefícios para os cidadãos fortalezenses envolvendo a urbanização de lagoas, comunidades e áreas preservadas, a reforma de áreas de lazer e esporte, obras de mobilidade, drenagem e abastecimento de água, dentre outras políticas, todas com recursos dos tesouros Estadual e Municipal.