CBMCE alerta sobre risco de queda de árvores no período chuvoso

9 de abril de 2019 - 09:59 # # #

Ascom CBMCE

Nesse primeiro trimestre, as três guarnições de salvamento do CBMCE que atuam cotidianamente em Fortaleza foram acionadas para 162 ocorrências com árvores. A maioria desses chamados está relacionada a árvores já caídas sobre vias públicas, fiações elétricas, residências, veículos ou edificações comerciais.

Para prevenir a queda, é importante atentar para sinais como a existência de buracos no caule, inclinação muito rápida ou deslocamento do tronco, raízes expostas, presença de parasitas e as condições do solo nos arredores da árvore.

A chuva, associada aos ventos fortes, aumenta o risco de queda, pois as folhas, na copa da árvore, tendem a acumular água, deixando-a mais pesada, e, consequentemente mais propensa a ser desestabilizada. Além disso, podas realizadas de forma irregular, sem um acompanhamento técnico, alteram a distribuição uniforme do peso das galhas, afetando o equilíbrio de sustentação dessa árvore.

“Eu costumo explicar nas ocorrências que árvore é igual a cabelo: você precisa cuidar, cortar e hidratar, se quiser ter uma árvore saudável. Não adianta plantar uma árvore e não dispensar a ela os cuidados de que ela precisa para se desenvolver, pois isso acaba gerando um fator de risco de acidentes no futuro”, afirma a primeiro-tenente Isabel Cristina, B5 da 1ª Cia/BBS.

A poda ou o corte da árvore é um serviço realizado pela Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza – URBFOR. A poda é realizada para manutenção, limpeza, tratamento de parasitas e desobstrução de sinalização de trânsito. Já o corte acontece somente quando há risco de acidentes, com a ressalva de que, para cada árvore cortada, outras duas devem ser plantadas, de forma a minimizar os prejuízos ao meio ambiente.

Para solicitar o serviço, o cidadão deve procurar a Regional do seu bairro, que, em caso de solicitação de corte, enviará um engenheiro agrônomo ao local para avaliação e emissão de laudo técnico a respeito da remoção ou não da árvore e realizará o agendamento do serviço.