Governo do Ceará reúne representantes consulares no Estado para fortalecimento de ações na área da diplomacia

1 de agosto de 2019 - 15:45 # # # # #

Paola Vasconcelos - Texto
Marcos Studart - Fotos

Representantes consulares de 16 nações participaram, na manhã desta quinta-feira (1º), no Palácio da Abolição, do Encontro com a Sociedade Consular – O Ceará no Contexto Internacional. O evento, que promove uma aproximação com os consulados e o Governo do Ceará, fortalece as ações de diplomacia e internacionalização do Estado.

Conduzindo os trabalhos, o secretário chefe da Casa Civil do Estado, Élcio Batista, destacou que o Governo está voltado para a internacionalização de sua economia, para intensificar as trocas comerciais, relações diplomáticas, sociais e culturais com diversos países. “Nós temos uma tarefa super importante que é fomentar uma aproximação com esses países, sobretudo os que já possuem representação aqui no Ceará. Na primeira gestão do governador Camilo Santana já buscamos estreitar esses laços e, nesse segundo governo, o Estado está ainda mais vocacionado para a abertura da economia do Ceará para o mercado internacional”, disse.

Para os representantes consulares, Élcio Batista destacou projetos estratégicos para o Estado como os hubs tecnológico, aéreo e marítimo bem como os investimentos realizados nas áreas sociais, principalmente na educação e segurança pública, e os bons resultados obtidos nos últimos quatro anos.

Após a exibição de um vídeo institucional do Governo do Ceará, o secretário Cesar Ribeiro, da Assessoria para Assuntos Internacionais, fez um panorama da ambiência econômica do Estado. Segundo ele, o Ceará tem um dos mais favoráveis ambientes para negócios do País, com os melhores índices de educação básica entre os Estados, equilíbrio fiscal, manutenção dos níveis de investimento e transparência, localização geográfica, entre outros.

“Essa interlocução mais afinada com a Sociedade Consular abre um canal de oportunidades bilateriais muito grande, não só para investimentos, mas para que o Estado, a nossa produção, nossos empresários, nossa academia tenham conhecimento e oportunidades sobre o que está acontecendo lá fora e vice-versa”, disse.

SOCIEDADE CONSULAR

A Sociedade Consular do Ceará é uma organização que existe desde 1991 e congrega no Estado 23 representantes dos mais importantes países do mundo. Da reunião, participaram os consulados da Alemanha, Áustria, Cabo Verde, Chile, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, França, Hungria, Itália, Noruega, Portugal, República Tcheca, Suécia, Suíça e Uruguai.

O presidente da Sociedade Consular do Ceará, José Maria Mccall Zanocchi, que é Cônsul Honorário do Uruguai, disse que os representantes consulares são interlocutores privilegiados das relações internacionais e estão a serviço dos Estados que representam, mas também dos Estados que os recebem. Destacou que o Ceará possui uma grande representatividade de 23 países e a sociedade vem trabalhando para ajudar a ampliar essa atuação, com novos consulados em vista e com muito a contribuir ao Ceará, não só nas relações econômicas e turismo, mas na área social, cultural, acadêmica, do meio ambiente, entre outros.

“Temos que aproveitar o bom momento do Estado do Ceará, com a ampliação das relações internacionais, um momento sem precedentes na nossa história, e que nós certamente estaremos na ponta ajudando a receber os estrangeiros da melhor forma possível para que possamos construir laços de amizade e prosperidade”, disse.

Como resultado do encontro, foi proposta uma agenda de trabalho entre as representações consulares e Governo, envolvendo demais secretarias de Estado e uma próxima reunião até o final do ano.

 

 

 

Ouça

O encontro foi presidido pelo secretário da Casa Civil do Estado, Élcio Batista. Ele destacou que o Governo está voltado para a internacionalização de sua economia, para intensificar as trocas comerciais, relações diplomáticas, sociais e culturais com diversos países.

Após a exibição de um vídeo institucional do Governo do Ceará, o secretário Cesar Ribeiro, da Assessoria para Assuntos Internacionais, fez um panorama da ambiência econômica do Estado. Segundo ele, o Ceará tem um dos mais favoráveis ambientes para negócios do País atraindo investidores de todo o mundo.

O presidente da Sociedade Consular do Ceará, José Maria Mccall Zanocchi, que é Cônsul Honorário do Uruguai, destacou importância do encontro para a sociedade consular e as representações dos países.