Profissionais dos CITS, Cras e Creas recebem capacitação sobre violência doméstica

11 de dezembro de 2019 - 16:44 # # #

Ascom SPS

As oficinas iniciaram na última quinta-feira (5), e seguem até 19 de dezembro

Em uma ação continuada pelo fim da violência contra as mulheres, a Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), por meio da Secretaria Executiva de Políticas para Mulheres, segue capacitando profissionais dos Centros de Inclusão Tecnológica e Social (CITS); Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Centros de Referência Especializada de Assistência (Creas) para atuarem na luta contra a violência doméstica. A próxima oficina ocorrerá nesta quinta-feira (12), no CITS Aerolândia. A programação iniciou na última quinta-feira (5) e segue até o próximo dia 19.

“Capacitar os profissionais que atuam em equipamentos sociais para lidar com mulheres que passaram ou estão em situação de violência é imprescindível para identificarmos os casos e assim conseguirmos chegar mais perto para ajudá-las. Nosso intuito é formar profissionais preparados para lidar com as mais diferentes situações e que possam além de tudo orientá-las na busca por atendimento”, ressalta a secretária-executiva de Políticas para Mulheres, Denise Aguiar.

As oficinas seguem ainda para o Centro de Referência Especializada de Assistência (Creas) de Quixeramobim, CITS Jangurussu, e Creas Monte Castelo no dia 16, depois acontecem no CITS Mucuripe e Creas Guaiúba no dia 17. No dia 18, a oficina será no CITS Conjunto Ceará e dia 19 acontece a última ação no Creas Tancredo Neves.

Dados

De acordo com pesquisa do Instituto Datafolha, neste ano, 16 milhões de mulheres sofreram violência no Brasil em 2018, o equivalente a população do Equador; 45% dos feminicídios acontecem por inconformismo dos homens com a separação e 30% por motivo ciúme/posse.

Programação

12 de dezembro- Cits Lagamar

10h às 12h

16 de dezembro- Creas Quixeramobim

8h às 17h

16 – Cits Jangurussu

14h às 16h

16 de dezembro – Creas Monte Castelo

10h às 12h / 14h às 16h

17 – Cits Mucuripe

9h30 às 11h

17 de dezembro – Creas Guaiúba

13h às 16h

18 – Cits Conjunto Ceará

14h às 16h

19 de dezembro – Creas Tancredo Neves

8h às 9h30