Canoa Quebrada

12 de março de 2010 - 14:17

Uma lua e uma estrela esculpidas nas falésias tornaram-se símbolo de Canoa, e dão um charme especial à praia, que faz parte do município de Aracati, ficando a 13 km da sede. Quando o olhar não está direcionado para as belas falésias, jangadas chamam atenção no mar. Aventureiros em passeios de buggy desbravam as dunas em busca de emoções fortes. À noite, pessoas de diversas nacionalidades se encontram para curtir reggae, rock, forró, música eletrônica, jazz, música popular brasileira.

Essa variedade de atrativos transformou Canoa Quebrada em um dos principais destinos turísticos do Ceará. Foi na década de 70 que os hippies descobriram a praia, que abrigava uma simples vila de pescadores. As belezas naturais, a noite agitada e o clima místico formaram a combinação perfeita para atrair visitantes.

Os turistas que passeiam pela praia não podem deixar de apreciar o pôr-do-sol no alto das dunas. Os ventos são ideais para a prática de esportes náuticos. No local, existe uma escolinha de kitesurf que oferece aulas para principiantes. Os passeios de buggy pelas dunas são ideais para quem procura emoção e belas paisagens naturais.

Depois de curtir os prazeres que Canoa Quebrada oferece durante o dia, os visitantes podem aproveitar a animação da rua principal do lugarejo, a Broadway. Bares, bons restaurantes e casas de shows oferecem vários estilos musicais, animando a noite de Canoa. A farra dura até o amanhecer. Os que querem uma programação mais tranqüila, podem curtir um lual na praia ou simplesmente aproveitar os serviços dos hotéis e pousadas, com padrões nacional e internacional. Canoa Quebrada fica a 157 km de Fortaleza, com acesso pelas CE-040 e BR-304.

A 12 km de Canoa, a praia de Majorlândia também oferece belos atrativos naturais. Na sede do município de Aracati, a 13 km da praia, os turistas podem conferir um patrimônio arquitetônico tombado, com casas que preservam os azulejos portugueses do século XVIII. Outro passeio próximo é a praia da Lagoa do Mato, santuário natural quase intocado que mantém os costumes da vila dos pescadores. Quixaba e Retirinho são outras praias próximas a Canoa Quebrada que merecem ser visitadas.