Educação: ano letivo nas escolas estaduais começa nesta segunda (15)

12 de março de 2010 - 17:42

O ano letivo de 2010 nas escolas públicas estaduais inicia nesta segunda-feira (15). Sete novas unidades de ensino profissionalizante estarão em funcionamento. Para marcar a data, a secretária da Educação Izolda Cela abrirá as atividades com uma solenidade, às 7h30min, na Escola Miguel Gurgel(rua José  Baima, 340 Messejana). Essa é uma das cinco novas unidades implantadas em Fortaleza que passarão a ofertar cursos técnicos. Os jovens da Capital também vão contar com as Escolas Dona Creusa do Carmo Rocha, no bairro Monte Castelo; Maria José Medeiros, no Papicu; Joaquim Moreira de Sousa, na Parangaba; e César Campelo, no Conjunto Ceará. Somadas às 12 já existentes, agora são 17 escolas em Fortaleza. Ao todo, 61 escolas profissionais estão em funcionamento no Ceará, até o fim do ano serão 112 unidades.

 

O Interior também ganhará mais duas Escolas Estaduais de Educação Profissional nos municípios de Amontada (Litoral Oeste) e Paraipaba (Litoral Oeste), implantadas, respectivamente, nas Escolas Luiz Gonzaga Mota e Flávio Gomes Granjeiro, cujas aberturas serão acompanhadas pela técnica da Educação Profissional da Seduc, Socorro Farias. Cada escola tem capacidade para atender 120 alunos nos cursos de Informática, Turismo e Agroindústria. O investimento total nas reformas e ampliações das sete escolas supera R$ 1 milhão.

 

Em 2008, a Educação Profissional começou com quatro cursos(Informática, Enfermagem, Segurança do Trabalho e Turismo). Para ampliar as possibilidades de aprendizagem dos estudantes, a oferta passou a abranger mais nove no ano passado: Comércio, Edificações, Finanças, Agroindústria, Meio Ambiente, Aquicultura, Estética, Produção de Moda e Massoterapia.

 

A novidade neste início de ano é a inclusão de mais cinco cursos técnicos em Hospedagem, Vestuário, Contabilidade, Secretariado e Administração. As Escolas Estaduais de Educação Profissional funcionam das 7 horas às 17 horas, de forma integral. Atualmente, estão presentes em 78 municípios.

Escolas de Ensino Fundamental e Médio

Neste dia 15, também voltam às aulas 19 Escolas de Ensino Fundamental e Médio da rede estadual, na capital, que tem um calendário diferenciado devido às greves de professores de 2008 e 2009.

 

CALENDÁRIO LETIVO 2010 – ESCOLAS ESTADUAIS DE FORTALEZA

Março: dias 15(36 escolas) e 22(22 escolas) – total de 58 unidades

Abril: dias 05(56 escolas) e 19(47 escolas) – total de 103 unidades


Assessoria de Imprensa da Seduc

Jacqueline Cavalcante (jacquelinec@seduc.ce.gov.br / 85 3101.3972)