Centro de Turismo será reinaugurado nesta terça-feira (16)

15 de março de 2010 - 13:50

Foram investidos cerca de R$ 2 milhões. Essa foi a primeira reforma desde sua inauguração, em 1973.

 

Um dos mais tradicionais equipamentos turísticos de Fortaleza, o Centro de Turismo, também conhecido como Emcetur, vai ser reinaugurado nesta terça-feira (16), às 9 horas, pelo governador Cid Gomes e o secretário do Turismo Bismarck Maia. Desde o início das atividades como centro turístico, em 1973, esta foi a primeira reforma no prédio. A construção de 1866, que no século XIX abrigou a Cadeia Pública, foi tombada pelo patrimônio histórico estadual em 1982.  As obras de melhoria, iniciadas em Janeiro de 2008, receberam investimentos de R$ 1.976.640 em verbas do Tesouro Estadual e do Ministério do Turismo e incluíram os blocos norte, central e sul.

 

O local, onde funcionam 104 lojas que comercializam e promovem o artesanato e culinária cearenses, recebeu novas estruturas elétricas, hidráulicas, de refrigeração, banheiros, restaurante, lanchonete e quiosque. Também foi instalado um elevador panorâmico e trocadas a pintura e o piso, agora de pedra colonial.

 

No pavimento térreo do bloco central, cuja área é de 2.834,94 metros quadrados, a reforma incluiu as lojas e a instalação do elevador panorâmico. Já o  andar superior, recebeu melhorias na diretoria e sala de reuniões, no almoxarifado e nas salas de guias turísticos. O bloco sul, com 752,55 metros quadrados, contará com estacionamento para 42 veículos, além da reforma das lojas e jardins, ganhará um novo playground.

 

Reforma visa atrair turistas para o centro da cidade

A reforma do Centro de Turismo é apenas uma das ações que Governo do Estado através da Setur para, através da recuperação do patrimônio histórico e dos destinos, requalificar o turismo no Ceará.

 

O entorno do Centro de Turismo também vai receber outras intervenções, como a reforma do Teatro Carlos Câmara (no mesmo quarteirão do equipamento) e construção de estacionamento nos arredores; formando junto com a Estação João Felipe, Santa Casa e Passeio Público, o maior corredor arquitetônico e histórico preservado em Fortaleza.

 

Assessoria de Imprensa da Setur

Carmen Inês (carmenines@setur.ce.gov.br / 85 3101.4661)