Governo do Estado realiza 4ª Conferência das Cidades

15 de março de 2010 - 13:25

O Governo do Estado, por meio da Secretaria das Cidades, realiza, de 16 a 18 de março, no Hotel Mareiro, em Fortaleza, a 4ª Conferência das Cidades, que reunirá diversos setores da sociedade para discutir a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano e definir prioridades de ação a serem propostas ao Governo Federal. Durante o evento, também serão eleitos os integrantes do Conselho Estadual das Cidades, que terá representantes do poder público e sociedade civil.

Em sua quarta edição, a Conferência das Cidades tem como lema “Cidades para todos e todas com gestão democrática e controle social”, que será abordado sob a temática “Avanços, dificuldades e desafios na implementação da Política de Desenvolvimento Urbano”. Para o secretário das Cidades, Joaquim Cartaxo, o evento já faz parte das agendas social e política do poder público e entidades representativas. Durante a Conferência, serão eleitos os delegados que representarão o Ceará na Conferência Nacional, que acontece de 24 a 28 de maio, em Brasília.

O grande diferencial da 4ª Conferência das Cidades é a eleição do Conselho Estadual que atuará como instrumento de articulação e integração, permitindo que, nos diferentes níveis governamentais, diretrizes sejam formuladas e repassadas às instâncias responsáveis. “O espaço que se abre ao debate e busca de soluções para os problemas urbanos com a instituição do Conselho Estadual das Cidades, representa um grande avanço e denota o amadurecimento das entidades que discutem as políticas públicas para o desenvolvimento urbano”, comemora Cartaxo.

Em 2009, a Secretaria das Cidades, junto com a Coordenação Executiva Estadual e representantes da Comissão Preparatória da Conferência das Cidades realizou nove Seminários de Sensibilização em diversas regiões do Estado. Foram convidados representantes dos 184 municípios, 116 compareceram, e um total de 516 participantes assistiu aos Seminários.

 

Serviço:

4ª Conferência das Cidades
Data: 16, 17 e 18 de março.
Local: Hotel Mareiro (Rua Tibúrcio Cavalcante, 10 – Meireles)
Horário: 16/03 às 19h (Solenidade de Abertura )/ 17 e 18/03 a partir das 8h.

Assessoria de Imprensa da Secretaria das Cidades
Carlos Henrique / Juliana Bomfim (juliana.cidades@gmail.com / 85 3101.4462)