Detran valida inscrição da Carteira de Motorista Popular no Conjunto Ceará e Genibaú

29 de março de 2010 - 23:27

O Detran recebe terça-feira (30) e quarta-feira (31) das 8 horas às 17 horas, dos moradores do Conjunto Ceará e Genibaú, os documentos de validação de quem, da Regional V, se inscreveu, até dia 21, pela Internet (ww11.detran.ce.gov.br), no Programa Carteira de Motorista Popular. A unidade móvel do Detran ficará estacionada no Pólo de Lazer, do Conjunto Ceará. Esta será a segunda vez que o órgão faz a validação da inscrição de moradores da Regional V, onde se inscreveram mais de 7 mil candidatos.

A validação começou semana passada com os inscritos do bairro Bom Jardim e Granja Lisboa. Mais de 600 pessoas entregaram os documentos. Os candidatos selecionados participarão, de graça, do processo (aulas e exames) de obtenção da primeira CNH. Na primeira fase, a CNH é apenas para Categoria A (condução de motocicleta). Até o final da semana, serão anunciados os próximos bairros da Regional V a serem visitados. Posteriormente, será a vez dos inscritos que residem nos bairros das outras regionais de Fortaleza, que podem continuar se inscrevendo somente pela Internet.

Os documentos básicos (original e cópias) são os seguintes: comprovante de residência, CPF, Carteira de Identidade. Além disso, tem de apresentar declaração da categoria em que o candidato se enquadra: participante do programa Bolsa Família (a ser obtida no Centro de Referência da Assistência Social – CRAS Genibaú – da Prefeitura de Fortaleza, na  Avenida I, 340, 3ª Etapa – do Conjunto Ceará, telefone 3452-2478 ou em agência da Caixa Econômica);  ou estuda há 6 meses ou estou há 12 meses em escola pública (ensino fundamental, médio ou profissionalizante); ou é egresso do sistema penitenciário; ou é portador de necessidade especial (declaração médica com o número de referência da doença – CID). Nos dois bairros, inscreveram-se mais de mil pessoas, dos quais mais de 800, no Conjunto Ceará, e mais de 250, no Genibaú.   

O Programa Carteira de Motorista Popular foi iniciado em 2009, com a emissão de 25 mil CNHs (categoria A) apenas para residentes no Interior do Estado. Neste ano, serão emitidas 42 mil CNHs, para residentes em todos os 184 municípios cearenses, inclusive os 15 da Região Metropolitana de Fortaleza, contando com a Capital. Os 25 mil selecionados em 2009 são moradores de 70 municípios. As inscrições são feitas apenas pela Internet (ww11.detran.ce.gov.br). Quem se inscreveu em 2009 terá a chance de participar da seleção neste ano, desde que o seu município ainda não tenha sido beneficiado. O município já selecionado terá nova chance em 2011. O programa não tem data para ser concluído.

O processo de validação das inscrições ocorre ao mesmo tempo em Fortaleza e municípios do Interior. Somente neste ano, foram anunciados os selecionados dos seguintes municípios: Iguatu, Granjeiro, Várzea Alegre, Cedro, Lavras da Mangabeira, Russas, Ibicuitinga, Limoeiro do Norte, Morada Nova, Crateús, Nova Olinda, Potengi, Araripe, Irauçuba, Itapagé, Sobral, Itapipoca, Amontada, e Jaguaribe.

29.03.2010

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DO DETRAN-CE
Paulo Ernesto Serpa – (85) 8739.4259 – pauloernesto@detran.ce.gov.br