Assentamento rural em Madalena terá Escola de Ensino Médio

5 de abril de 2010 - 13:46

Após uma luta histórica pela construção de Escolas de Ensino Médio que respeitem as especificidades dos que participam do movimento pela reforma agrária, o Assentamento 25 de maio, localizado na comunidade do Quieto, em Madalena, receberá a Escola João Sem Terra. A primeira das cinco unidades que o Governo Estadual assumiu o compromisso de construir em assentamentos rurais. As demais estarão em funcionamento até junho. A inauguração será nesta terça-feira, dia 6, às 19 horas, com a presença da secretária da Educação, Izolda Cela. O empreendimento contou com investimentos do Governo Estadual no valor de R$ 2,9 milhões

 

A nova escola permitirá a continuidade dos estudos aos jovens dos assentamentos rurais que precisam se deslocar até às sedes das cidades mais próximas após a conclusão do ensino fundamental. A unidade terá 12 salas de aula, com capacidade para 480 alunos em cada turno. Os estudantes vão dispor de  laboratórios de química, física e biologia, biblioteca, sala de vídeo e informática, dependências administrativas, quadra e pátio cobertos, além de anfiteatro.

 

A estrutura que atenderá à região rural tem a mesma qualidade das escolas construídas nas cidades pela atual gestão. A obra foi acompanhada pela Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra), por meio do Departamento de Edificações e Rodovias do Ceará(DER). O novo estabelecimento ficará sob a jurisdição da 12ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação(Crede), sediada em Quixadá.

 

A unidade receberá o nome de João dos Santos de Oliveira, João Sem Terra, que nasceu em 1939, no município de Caridade. O homenageado viveu no Acampamento 25 de Maio e foi uma liderança do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST – Ceará de grande importância por sua dedicação à organização das famílias Sem – Terra.  Seu nome foi decidido após um amplo processo de discussão e participação popular, em consulta realizada às comunidades do Assentamento.

 

Outras quatro escolas vão atender aos jovens dos assentamentos rurais de Lagoa do Mineiro, em Itarema; Santana, no município de Monsenhor Tabosa;  Maceió, em Itapipoca e Pedra e Cal, Jaguaretama.

 

05.04.10

 

Assessoria de Imprensa da Seduc

 

Jacqueline Cavalcante (jacquelinec@seduc.ce.gov.br / 85 3101.3972)