Bolsistas de alto rendimento são selecionados para o Rio 2016 de triathlon

6 de abril de 2010 - 20:38

Os investimentos da Secretaria do Esporte do Estado (Sesporte) no triathlon cearense estão rendendo importantes conquistas. A mais recente delas é que três bolsistas de alto rendimento da Sesporte – Iuri Vinuto (17), Flávio Queiroga (19) e Sammia Deyse (17) – foram selecionados pela Confederação Brasileira de Triathlon (CBTri) para fazer parte do Projeto Rio 2016. Ao todo, foram escolhidos 10 atletas em todo o país, das categorias Sub-23 e Júnior, com resultados destacados em 2009. No próximo dia 9 de abril eles seguem para treinar pesado no Centro Nacional de Treinamento de Triathlon, em Vila Velha, Região Metropolitana de Vitória (ES), onde competirão no Campeonato Brasileiro de Triathlon, no dia 11. De lá, eles seguem para o México para disputar a Triathlon World Cup, dia 18 de abril.

De acordo com a CBTri, os atletas serão apoiados para a participação em competições nacionais e internacionais visando dar oportunidade de desenvolvimento para os jovens atletas, além de maior experiência internacional. Os atletas do projeto pontuarão normalmente para o ranking nacional e poderão ser chamados para a Seleção Brasileira de Triathlon a qualquer momento.

Sammia, Iuri e Flávio fazem parte do Projeto Bolsa Atleta de Alto Rendimento da Sesporte, que apoia os atletas que possuem resultados expressivos no ranking nacional e internacional. Atualmente, 50 esportistas cearenses recebem o benefício, fortalecendo o esporte estadual e incentivado conquistas muitas vezes inéditas para o Ceará.

Os três foram campeões dos Campeonatos Brasileiro e Sul-Americano de Triathon no ano passado, sendo a Sammia e o Iuri na categoria 16-17 anos e o Flávio, na categoria Júnior. Eles treinam diariamente no Campus do Pici com outros 200 jovens triathletas do Projeto Segundo Tempo, do Ministério do Esporte em parceria com a Sesporte, que oferece atividades esportivas no contra-turno escolar a crianças e adolescentes residentes em comunidades carentes do Estado.

Triathlon cearense

A Sesporte já investiu mais de R$ 160 mil no triathlon cearense, tanto no apoio para a realização de eventos, como na viabilização da participação dos atletas locais em competições nacionais e internacionais. Além disso, um total de 172 atletas já foram beneficiados com a Bolsa Esporte e Bolsa Atleta de Alto Rendimento. Também foram concedidas 38 passagens aéreas para disputas fora do Estado.

Revelações
Nome: Sammia Deyse Alves Santiago (17)
Principais Resultados: Campeã Sul-Americana de Triathlon e Campeã  
Brasileira de Triathlon em 2009.

Nome: Iuri Vinuto Josino (17)
Principais Resultados: Campeão Sul-Americano de Triathlon, Campeão  
Brasileiro de Triathlon em 2009.

Nome: Flávio da Silva Queiroga (18)
Principais Resultados: Campeão Sul-Americano de Triathlon, Campeão  
Brasileiro de Triathlon Júnior em 2009.

Revelações do Triathlon do Projeto Segundo Tempo:
Raimundo Ivan de Souza Filho (9) – campeão sul-americano
Maria Eduarda Moiano da Silva (10) – campeã sul-americana
Brenda Alice Teleciro (11) – campeã sul-americana
Kauê Moiano da Silva (12) – campeão sul-americano
Elígio Brendon Teleciro (15) – tricampeão brasileiro e vice do sul-americano
Flávio da Silva (18) – campeão brasileiro e sul-americano
Evilásio Oliveira Nascimento (20) – campeão sul-americano
Verônica Oliveira de Menezes (30 -34) – campeã sul-americana

Assessoria de Imprensa da Sesporte
Lisiane Linhares e Edna Santos (edna.santos@esporte.ce.gov.br/ 3101.4415)