Acelino Popó participa do projeto Esporte na Minha Cidade

8 de abril de 2010 - 17:29

Nesta sexta-feira (9), a partir das 15h30min, as crianças do Iprede terão a oportunidade de conhecer o ex-campeão mundial de boxe Acelino Popó. A visita faz parte do projeto Esporte na Minha Cidade, promovido pela Secretaria do Esporte do Estado (Sesporte), que está chegando a sua 15ª edição. No final de semana, o pugilista visita o município de Missão Velha, no Cariri, ao lado do secretário do Esporte do Estado Ferruccio Feitosa e da caravana esportiva que tem movimentado a Capital e o Interior.

 

O objetivo do Esporte na Minha Cidade é mostrar a importância do esporte para a qualidade de vida das pessoas, além de proporcionar aos jovens cearenses a oportunidade de conhecer alguns dos mais importantes atletas brasileiros. O projeto já trouxe atletas como o maratonista e medalhista olímpico Vanderlei Cordeiro; o jogador de vôlei campeão olímpico e mundial, Nalbert; o pentacampeão mundial de skate, Sandro Dias; a velejadora medalhista de bronze nas Olimpíadas de Pequim 2008, Isabel Swan; o judoca medalhista olímpico, Flávio Canto; a tetracampeã mundial de vôlei de praia Juliana; o mesa-tenista hexacampeão latino-americano Hugo Hoyama, entre outros.

 

A meta da Sesporte é completar 60 municípios até o fim deste ano. Os municípios já contemplados foram: Limoeiro do Norte, Quixadá, Quixeramobim, Crateús, Iguatu, Jaguaribe, Icó, Tianguá, Santa Quitéria, Morada Nova, Brejo Santo, Campos Sales, Cascavel e Caridade.

 

Quem é Popó

 

O ex-campeão mundial de boxe Acelino “Popó” Freitas (31), começou a treinar aos 14 anos por influência do irmão mais velho, também boxeador. Em 1995 conquistou a medalha de prata nos Jogos Pan-americanos de Mar Del Plata. Aos 24 anos, sagrou-se campeão mundial de boxe na categoria Super Pena pela Organização Mundial de Boxe (WBO), em menos de dois minutos de luta. Em 2002, Popó lutou pela unificação dos títulos dos Super Penas da Organização e Associação Mundial de Boxe, conquistando os cinturões das duas associações. Após 12 disputas na categoria Super Pena (59 kg), o pugilista mudou para a categoria peso Leve (62 kg). Em 2004, levou o título de campeão dos pesos Leves pela WBO. Em 7 de agosto 2004, após cinco anos como campeão mundial, Popó sofre sua primeira derrota na luta contra o americano Diego “Chico” Corrales, em nocaute técnico no 10º round. Em 2006, Popó trouxe de volta o cinturão da WBO, na categoria Leve, tornando-se campeão mundial pela quarta vez. A carreira de Popó compreende 40 lutas, sendo 38 vitórias (32 por nocaute) e duas derrotas.

 

Em paralelo a carreira como pugilista, Popó também desenvolve projetos esportivos e sociais. Entre eles está o Boxe Brasil, onde promove torneios de boxes em diversos estados brasileiros a fim de alavancar o esporte e dar visibilidade a novos atletas no país. Em 2006, criou o Instituto Acelino Popó Freitas, onde oferece oficinas de boxes a crianças e adolescentes da comunidade de Arraial do Retiro, em Salvador.

 

Principais títulos: pentacampeão baiano e tricampeão Norte Nordeste; campeão brasileiro; prata no Pan-americano de Mar Del Plata (1995); campeão do Mundo Hispano (1996); campeão brasileiro dos Super Penas (1998); campeão mundial Super Pena pela WBO (1999); campeão mundial Super Pena pela AMB (2002); super campeão pela WBO (título concedido por defender dez vezes o cinturão da organização); campeão mundial peso Leve pela WBO (2004 e 2006).

 

Serviço:

Esporte na Minha Cidade com Acelino Popó
Data: 9 de abril (sexta-feira)
Local: Iprede (Rua Professor Carlos Lobo, 15 – Cidade dos Funcionários)
Horário: 15h30min

 

08.04.10

Assessoria de Imprensa da Sesporte

Lisiane Linhares e Edna Santos (lisiane@esporte.ce.gov.br / 85 3101.4415 – 8732.1976)