Nova exposição do Museu do Ceará homenageia Fortaleza em xilogravuras

12 de abril de 2010 - 17:46

O Museu do Ceará, equipamento cultural ligado à Secult, comemora o aniversário de Fortaleza, homenageando a Cidade com exposição do artista plástico e cordelista “João Pedro de Juazeiro”. A mostra será aberta no dia 13 de abril, reunindo 27 xilogravuras de tamanhos variados, coloridas e em preto e branco, enfocando temas relacionados à Fortaleza, e é intitulada “João Pedro, de Juazeiro a Fortaleza”.

 

A abertura acontece às 9 horas, com a realização de uma oficina de xilogravura com alunos do ensino médio de escolas públicas de Fortaleza. Serão duas turmas de 30 alunos – uma pela manha, de 9 horas às 12 horas  e outra pela tarde, de 14 horas às 17 horas – que recebem noções teóricas e práticas sobre a arte da xilogravura. A exposição fica em cartaz até o fim de abril com visitação aberta ao público e gratuita de terça a sábado, 9 horas às 17 horas.

 

João Pedro Do Juazeiro a Fortaleza

 

O gravador João Pedro Carvalho Neto, nascido em Ipaumirim (CE), em 1964, e criado no Juazeiro do Norte, veio para Fortaleza em 2000. Trouxe no matulão, fé, saudades e vivências. Seu Cariri se transfigura no cotidiano da metrópole, com seus novos mitos, lendas urbanas, violência e caos.

 

João Pedro não perde a dimensão da poesia. Suas gravuras nos levam a um recorte da cidade que é único: o olhar do estrangeiro (romeiro) se aclimatou aos novos códigos. Corta na mesma tábua de umburana, com o mesmo estilete, cenas de seu novo lugar. Aqui estão Iracemas saídas de um romance indigenista, prédios que são referências da memória, ampliações de postais, com jangadas e torres, e a fachada de nosso Museu do Ceará. Sua gravura recorre à cor e aprisiona uma cidade que pulsa e se deixa seduzir, malemolente, nos sulcos, relevos e incisões de suas mãos de mestre.

Apresentação do artista feita por Gilmar de Carvalho

 

Serviço:

Abertura da exposição”João Pedro, de Juazeiro a Fortaleza”
Data: 13 de abril
Horário: de 9 horas às 12 horas; de 14 horas às 17 horas
Local: Museu do Ceará (Rua São Paulo, 51 – Centro / Fortaleza)
Mais informações: 3101.2607
Aberto ao Público

 

12.04.10

Assessoria de Imprensa da Secult

Bianca Felippsen (imprensa@secult.ce.gov.br / 85 3101.6761 – 3101.6759)