Seduc mostra projetos e ações durante a IX Bienal Internacional do Livro

12 de abril de 2010 - 13:36

Ações e projetos desenvolvidos pela Secretaria da Educação (Seduc) estão  sendo apresentados durante a IX Bienal Internacional do Livro do Estado do Ceará, que segue até o próximo dia 18, no Centro de Convenções do Ceará(av. Washington Soares, 1141). A visitação escolar também está na agenda da Seduc e para incentivar a aquisição de obras, doou a alunos, professores e técnicos educacionais card livros. Ao todo serão 13.985 vales, num investimento de aproximadamente R$ 1 milhão. A Bienal é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura(Secult).

 

Durante os 10 dias, a Seduc estará com um stand para divulgar as realizações da atual gestão. Como a mostra de 46 experiências de leitura, desenvolvidas nas salas de aula da Educação Infantil, 1º e 2º anos do Ensino Fundamental do Programa Alfabetização na Idade Certa (Paic). A iniciativa visa socializar o trabalho de incentivo à leitura e à escrita que está sendo realizado nos 184 municípios cearenses. Na ocasião, será lançada a 2ª Coleção “Paic Prosa e Poesia”, cujos autores darão palestras e participarão de rodas de conversas. O eixo Literatura Infantil e Formação de Leitores do Programa apresentará os projetos de leitura por meio de banners, cartazes, baús literários, painéis de fotografia, livros produzidos pelos estudantes, entre outros.

 

Educação Profissional

 

Os alunos do Curso de Guia de Turismo das Escolas Estaduais de Educação Profissional também participam da Bienal. A partir de uma parceria entre Seduc e Secult, os jovens estão tendo a oportunidade de colocar em prática o que aprenderam em sala de aula. Divididos em dupla, atuam em cada um dos ônibus (Fortaleza e Itapipoca) que levam os estudantes das escolas estaduais até o Centro de Convenções. Durante a viagem, eles falam sobre o evento, divulgam a importância da leitura na formação da cidadania e comentam sobre os pontos turísticos encontrados no trajeto. Os alunos ainda atuam junto ao educador responsável pelo grupo, na tarefa de organizar a chegada, a permanência e o retorno destes estudantes, agindo de forma idêntica aos profissionais de sua área. Também foram incluídos em atividades nas áreas de recepção, secretaria e  logística da Bienal. Todos os estudantes serão certificados pelo aprendizado e trabalho desenvolvido durante o evento por meio da Secult.

 

Lançamento “Abrindo Trilhas para os Saberes”

 

No último sábado, dia 10, aconteceu o lançamento da coleção “Abrindo Trilhas para os Saberes” e da coletânea “Reflexões na docência: o professor e as boas práticas”. As publicações são fruto dos I e II Colóquios “Abrindo Trilhas para os Saberes”, realizados em Fortaleza nos anos de 2008 e 2009, e do Encontro de Práticas Educacionais promovido em Iguatu no ano passado. Ao todo, foram lançadas três coletâneas que reúnem o total de 81 artigos e uma coleção composta por quatro títulos individuais de autoria dos professores da rede estadual, Juliana de Brito Marques do Nascimento, Maria Elisângela do Espírito Santo, Alex Sander Barros Queiroz e Eder Paulus Moraes Guerra.

 

12.04.2010

Assessoria de Imprensa da Seduc

Jacqueline Cavalcante (jacquelinec@seduc.ce.gov.br / 85 3101.3972)