Inscrições da CNH Popular dos moradores do Mondubim será validada dias 20, 21 e 22

19 de abril de 2010 - 13:23

Os moradores do bairro Mondubim poderão validar a inscrição para o Programa Carteira de Motorista Popular nos dias 20, 21 e 22 próximos (terça-feira a quinta-feira). Nesse período, a unidade móvel do Detran ficará estacionada na Avenida Wenefrido Melo, na praça em que se localiza a principal igreja do bairro. O atendimento, por ordem de chegada, será das 8 às 20 horas. Somente no Mondubim 1.244  moradores fizeram a inscrição pela Internet (ww11.detran.ce.gov.br).

 

Em Fortaleza, mais de 32 mil pessoas já se inscreveram, a maioria dos  quais ainda vai passar pelo processo de seleção. O programa beneficia,  neste ano, além de moradores do Interior, os habitantes dos 15  municípios da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Em 2010, serão 42 mil  cearenses selecionados para receber, de graça,  a Carteira Nacional de  Habilitação (CNH). Ano passado, 25 mil pessoas de 70 municípios do  Interior se beneficiaram com o programa.

 

Esta é a quinta vez que o Detran realiza o processo de validação das inscrições no programa Carteira de Motorista Popular dos moradores dos bairros de abrangência da Secretaria Executiva Regional V. Nas quatro primeiras semanas foram atendidos os moradores do Bom Jardim e  Granja Lisboa (dias 23 e 24 de março), Conjunto Ceará e Genibaú (dias 30 e 31 de março), dias as inscrições de moradores de Granja Portugal e Parque São José (dia 6, 7 e 8 de abril) e Canindezinho, Siqueira,  Conjunto Esperança, Parque Santa Rosa, Presidente Vargas e Vila Manuel  Sátiro (dias 13, 14 e 15 de abril). Posteriormente, será a vez dos  moradores dos bairros das outras Secretarias Executivas Regionais, que  podem continuar se inscrevendo somente pela Internet.

 

Após a análise dos dados, o órgão divulgará na sua página na Internet  a relação dos selecionados, para que possam recebem o certificado de  gratuidade, para a matrícula no Centro de Formação de Condutores  (CFC), nome atual das antigas auto escolas, onde freqüentarão as aulas  teóricas e práticas. E depois se submeterão aos exames no Detran.

 

O programa Carteira de Motorista Popular foi iniciado ano passado,  quando foram beneficiadas 25 mil pessoas de 70 municípios  selecionados. Neste ano, já são mais de 50 mil candidatos inscritos no  programa, dos quais 31 mil somente em Fortaleza. Todos também passarão  pelo processo de seleção.

 

Os documentos básicos (original e cópias) são os seguintes:  comprovante de residência, CPF, Carteira de Identidade. Além disso,  tem de apresentar declaração de uma das quatro categorias em que o  candidato se enquadra:ou é participante do programa Bolsa Família; ou  estuda há 6 meses ou estudou há 12 meses em escola pública (ensino  fundamental, médio ou profissionalizante); ou é egresso do sistema  penitenciário; ou é portador de necessidade especial (declaração  médica com o número de referência da doença).

 

Quem se inscreveu em 2009 terá a chance de participar da seleção neste  ano, desde que o seu município ainda não tenha sido beneficiado. Os  inscritos dos municípios já selecionados terão nova chance em 2011. O  programa não tem data para ser concluído.

 

 

19.04.10

Assessoria de Imprensa do Detran-CE

Paulo Ernesto Serpa (pauloernesto@detran.ce.gov.br / 85 3101.5813)