Lula e Cid atualizam dados sobre obras da Transnordestina

22 de abril de 2010 - 22:11

As obras da ferrovia Transnordestina no trecho que liga Missão Velha (CE) ao Porto do Pecém começarão no próximo mês de julho. Esta foi a definição da reunião realizada nesta quinta-feira (22), em Brasília, do governador Cid Gomes com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com os governadores de Pernambuco, Eduardo Campos; e do Piauí, Wilson Martins, com o presidente da Transnordestina Logística, Tufi Daher, com o presidente do Banco do Nordeste, Roberto Smith, e com empresários resposáveis pelas obras.

“As obras estão andando. No trecho entre Salgueiro (PE) e o Piauí, entre Salgueiro e o Porto do Suape (PE) e entre Salgueiro e Missão Velha, no Ceará, os trabalhos estão indo bem. Nesta reunião ficou definido que em julho já começarão os trabalhos entre Missão Velha e o Porto do Pecém”, afirmou o governador Cid Gomes. “A previsão de conclusão de toda a Transnordestina é 2012”, disse.

A Transnordestina é uma ferrovia que ligará os portos de Pecém (CE) e Suape (PE) ao cerrado do Piauí, no município de Eliseu Martins. O objetivo é elevar a competitividade da produção agrícola e mineral da região com uma moderna logística que une uma ferrovia de alto desempenho e portos de calado profundo que podem receber navios de grande porte. A ferrovia terá 1.728 quilômetros de extensão, sendo 527 quilômetros no Ceará. No trecho mais adiantado, que liga o município de Missão Velha (CE) a Salgueiro (PE), de 96 quilômetros, os trilhos da ferrovia já estão sendo colocados.

 

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Casa Civil

comunicacao@casacivil.ce.gov.br – 85 3101.6247