Pró-Cidadania chega a mais 13 municípios do Interior

23 de abril de 2010 - 18:29

O governador Cid Gomes lançou, em Missão Velha, no sábado (24), o Programa de Proteção à Cidadania (Pró-cidadania), para 13 municípios das regiões Centro-Sul e Cariri. Cabe aos 218 agentes de cidadania, recém admitidos, cooperar com as autoridades municipais na preservação do patrimônio público, bem como uma ação integrada com os órgãos de segurança, por meio de informações sobre locais, pessoas ou situações que possam por em risco os bens públicos e os próprios cidadãos. Os agentes, entretanto, não podem exercer atividades específicas e constitucionais das polícias civil, militar ou guardas municipais. “O Pró-cidadania é um programa criado para fortalecer a políica de segurança pública no Interior do Estado, especificamente em municípios com população abaixo de 50 mil habitantes. Nosso objetivo é garantir, à população, segurança de qualidade, em todos os 184 municípios cearenses”, explicou o chefe do Executivo.

 

O Governador explicou ainda que as novas turmas do Pró-Cidadania serão distribuídas nos municípios, de Aurora (30 agentes), Penaforte (10), Missão Velha (20), Farias Brito (16), Nova Olinda (16), Santana do Cariri (12), Assaré (30), Potengi (12), Araripe (12), Altaneira (14), Tarrafas (08) e Aiuaba (12) e Jardim(26). “O investimento do Governo do Estado foi de R$ 2,5 milhões, inclusive com a aquisição de equipamentos, veículos, e fardamento”, afirmou.

 

Antes de assumirem as funções, os agentes de cidadania passaram por um curso de capacitação, dimensionado com uma carga horária de 160 horas/aula. Eles possuem aulas de disciplinas como Mediação de Conflitos; Direitos Humanos; Uso Progressivo da Força; Socorros de Urgência; Defesa Pessoal; Ética e Cidadania; Abordagem Sócio-Psicológica do Crime; Telecomunicações; e Manuseio de Armas Não Letais.

 

Novas delegacias

 

Com o objetivo de melhorar a infraestrutura da segurança pública, com foco no projeto de interiorização das polícias Civil e Militar, o governador Cid Gomes inaugurou na noite de sábado (24), mais três delegacias no Interior. Os municípios contemplados com os equipamentos foram Mauriti, Milagres e Missão Velha, no Cariri. No total já chega a 14 o número de unidades inauguradas pelo Governo em todo o Ceará. “Juntas as delegacias somam cerca de R$ 2,6 milhões em investimentos. Sob nossa gestão serão inauguradas um total de 50 unidades até o fim de 2010. Além de melhorar a qualidade no atendimento, também possibilitamos aos policiais um ambiente de trabalho melhor e para os presos mais dignidade”, confirmou Cid.

 

O Governador detalhou, durante entrevista, que municípios que não contam com unidade da polícia judiciária, são a prioridade do governo. As novas delegacias são totalmente equipadas e contam com mobiliário moderno e funcional, além de equipamentos como microcomputadores, rádios portáteis e circuito fechado de tv. Cid Gomes também entregou dois veículos tipo Hilux, modelo SRV, sendo um para a Polícia Civil e outro para a Polícia Militar para cada delegacia entregue. “A partir de hoje a regional da cidade de Brejo Santo passa a contar três unidades de polícia oferecendo mais segurança a população”, relatou.

 

CE-293

 

Cid Gomes inaugurou a restauração da CE-293, trecho do desvio contornando Missão Velha, com 3,6 Km. O desvio é fundamental para reduzir o número de acidentes desviando o fluxo de caminhões que passavam por dentro do centro de Missão Velha, além de beneficiar as cidades de Brejo Santo, Barbalha, Juazeiro do Norte, Milagres e Missão Velha.

 

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Casa Civil (comunicacao@casacivil.ce.gov.br/ 3101.6247)