Inscrições para Especialização em Saúde do Trabalhador

30 de abril de 2010 - 19:13

A Escola de Saúde Pública do Ceará abre as inscrições, no período de 3 a 14 de maio, para o processo seletivo do Curso de Especialização em Saúde do Trabalhador. Pioneiro no Ceará, essa pós-graduação é destinada a profissionais de nível superior que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS), preferencialmente na área de saúde do trabalhador.

 

Os interessados em participar desta especialização poderão fazer as inscrições online, a partir do dia 3 de maio, no site da ESP-CE (ww11.esp.ce.gov.br). Efetuada a inscrição, o candidato será submetido a três etapas seletivas: análise curricular, prova escrita e entrevista.  O resultado final da seleção está previsto para ser divulgado em 4 de junho de 2010 no endereço eletrônico da ESP-CE.

 

O objetivo dessa especialização é contribuir para a estruturação da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (RENAST) no âmbito do SUS. Essa rede compõe ações de assistência ao trabalhador na atenção primária, secundária e terciária, bem como ações de vigilância da saúde do trabalhador.

 

Estão sendo ofertadas 40 vagas, sendo que o público-alvo são os profissionais do sistema de saúde inseridos no Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) – estadual e regional, na vigilância da saúde, Rede Sentinela e na atenção básica de saúde.

 

Essa é a primeira vez que essa especialização é ministrada no Ceará, através da ESP-CE, e contará com a supervisão da Coordenadoria de Pós-Graduação em Vigilância da Saúde, em parceria com a Secretaria da Saúde do Ceará.

 

Financiado com recursos do Ministério da Saúde, o curso possui carga horária presencial de 360 horas e 100 horas destinadas à elaboração de monografia, exigida como trabalho de conclusão do curso.

 

A estrutura curricular, organizada em módulos, é baseada nas competências que os profissionais de saúde precisam desenvolver para o enfrentamento dos problemas na área da saúde do trabalhador.  As atividades didáticas serão iniciadas no dia 16 de junho deste ano.

 

30.04.2010

Assessoria de Imprensa da ESP

Sheila Raquel / Marcos Saudade (ascom@esp.ce.gov.br / 85 3101.1400)