Esporte na Minha Cidade traz campeão mundial de natação Ricardo Prado

7 de maio de 2010 - 13:36

O projeto Esporte na Minha Cidade promove nesta sexta-feira (7) o  encontro de um dos grandes nomes da natação brasileira com as  promessas da natação cearense. O campeão mundial de natação e  medalhista olímpico Ricardo Prado, considerado o maior nadador  brasileiro da década de 1980, visitará 80 crianças do projeto Segundo  Tempo, a partir das 15h30min, nas piscinas da Universidade Federal do  Ceará (UFC), Campus do Pici. Além de proporcionar às crianças e jovens  cearenses a oportunidade de conhecer grandes atletas brasileiros, o  projeto tem como objetivo incentivar o surgimento de novos talentos e  mostrar a importância do esporte para a qualidade de vida das pessoas.

 

No sábado (8), Ricardo Prado chega a Meruoca, ao lado do secretário do  Esporte do Estado, Ferruccio Feitosa, e da caravana esportiva que tem  movimentado o Interior cearense. No domingo será a vez dos moradores  do bairro Bom Jardim receberem as atividades esportivas e de lazer do  projeto Esporte na Minha Cidade.

 

Promovido pela Secretaria do Esporte do Estado (Sesporte), o projeto  chega a sua 19ª edição com a visita ao município de Meruoca. A meta é  completar 60 municípios até o final do ano. Já foram contemplados os  municípios de Limoeiro do Norte, Quixadá, Quixeramobim, Crateús,  Iguatu, Jaguaribe, Icó, Tianguá, Santa Quitéria, Morada Nova, Brejo  Santo, Campos Sales, Cascavel, Caridade, Missão Velha, São Benedito,   Madalena e Antonina do Norte. No mês de abril, o projeto ampliou suas  atividades para os bairros de Fortaleza e já levou a caravana  esportiva para o Conjunto Ceará, Pirambu e Messejana.

 

Entre os atletas que já participaram das visitas estão: o “furacão da  Copa de 70”, Jairzinho; o ex-campeão mundial de boxe, Acelino “Popó, o  maratonista e medalhista olímpico Vanderlei Cordeiro; o jogador de  vôlei campeão olímpico e mundial, Nalbert; o pentacampeão mundial de  skate, Sandro Dias; a velejadora medalhista de bronze nas Olimpíadas  de Pequim 2008, Isabel Swan; o judoca medalhista olímpico, Flávio  Canto; a tetracampeã mundial de vôlei de praia Juliana; e o  mesa-tenista hexacampeão latino-americano Hugo Hoyama.

 

Quem é Ricardo Prado

 

Campeão mundial e medalhista olímpico, Ricardo Prado (45), é  considerado o maior nadador brasileiro da década de 1980. Apelidado de  Pradinho por sua baixa estatura (1,69m), o nadador começou muito cedo  a se destacar no esporte. Disputou o primeiro campeonato brasileiro  infantil aos seis anos e foi campeão brasileiro pela primeira vez aos  sete anos de idade, nos 50 metros borboleta. Com 12 anos, integrou a seleção brasileira que disputou o Campeonato Sul-americano de natação  no Peru, onde ganhou oito medalhas (quatro de ouro e quatro de prata)  e quebrou o recorde infantil sul-americano nos 200 metros medley. 

 

Participou Jogos Olímpicos de Moscou aos 15 anos e, aos 17, sagrou-se campeão e recordista mundial nos 400m medley. Esse foi o quarto  recorde mundial na história natação brasileira, em 1982, no 4º  Campeonato Mundial de Natação. Em 1983, conquistou duas medalhas de  ouro e duas de prata nos Jogos Pan-americanos de Caracas. No ano  seguinte, obteve a prata nos Jogos Olímpicos de Los Angeles.  Principais títulos: prata nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, nos 400  metros medley (1984); ouro nos 400 metros medley no Campeonato Mundial  em Guayaquil, Equador (1982); ouro nos 200m e 400m medley e prata nos  200m costas e 200m borboleta nos Jogos Pan-americanos, em Caracas  (1983); prata nos 200 m costas e bronze nos 200m medley e 4x100m  medley nos Jogos Pan-americanos de Indianápolis (1987); ouro nos 400m  medley e bronze nos 200m borboleta no Campeonato Pan-Pacífico, em Tóquio (1985).

 

Serviço:

Esporte na Minha Cidade
Data: 7 de maio (sexta-feira)
Local: Instituto de Educação Física e Esporte da Universidade Federal 
do Ceará (UFC) – Campus do Pici – Bloco 320
Horário: 15h30min

 

Data: 8 e 9 de maio (sábado e domingo)
Local: Meruoca (Centro de Feiras e Eventos/ Praça Monsenhor Furtado)
Horário: 8 horas às 17 horas

 

Data: 9 de maio (domingo)
Local: Bom Jardim (Praça da Igreja Santa Cecília – Avenida Coronel 
Virgílio Nogueira s/n)
Horário: 8 horas às 17 horas

 

07.05.2010

Assessoria de Imprensa da Sesporte

Lisiane Linhares e Edna Santos (edna.santos@esporte.ce.gov.br / 85 3101.4415)