Santana do Cariri é sede do Governo do Estado

7 de maio de 2010 - 19:47

Começaram nesta segunda-feira (10) as obras de construção de dois Centros de Educação Infantil (CEIs) no município de Santana do Cariri. As ordens de serviço foram assinadas nesta segunda-feira, pelo governador Cid Gomes, durante o “Governo do Ceará na Minha Cidade”. Além dos Centros, o município também receberá um Polo de Convivência com ginásio poliesportivo. Os equipamentos representam um investimento de R$ 1,5 milhão. Essas ações são oriundas do Programa de Apoio as Reformas Sociais (Proares II).  As obras são indicadas pelas comunidades de cada município, que por sua vez são apontados pelo Instituto de Pesquisa do Ceará – Ipece, com base no índice de vulnerabilidade social.   O objetivo do Programa é contribuir com a implantação de estratégias de desenvolvimento social do Estado, apoiando o processo de reformas sociais e melhorando as condições de vida de crianças, adolescentes e jovens.

Na ocasião Cid Gomes liberou recursos da ordem de R$ 3,5 milhões para os municípios de Santana do Cariri, Antonina do Norte, Barro, Campo Sales, Caririaçu, Farias Brito, Jardim, Jati, Juazeiro do Norte, Mauriti, Missão Velha, Nova Olinda, Potengi e Várzea Alegre. O montante, do Programa de Cooperação Federativa (PCF), vai permitir que sejam executadas ações nas áreas de infraestrutura, esporte, saúde, transporte, entre outras nos municípios. Na área social, o prefeito de Santana do Cariri, Jesus Garcia, assinou convênio com o Governo Estadual, através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) para a implantação dos programas Criando Oportunidades e Primeiro Passo, para capacitação de jovens.

 

Para os produtores rurais, o governador entregou certificados do projeto Mandala, que integra atividades produtivas que vão desde a piscicultura, avicultura até olericultura. Além disso, também foram entregues cartões de subsídio do programa Biodiesel do Ceará.  
Durante o Governo Itinerante foi realizada uma audiência pública sobre turismo. Cid Gomes apontou os investimentos que estão sendo feitos no Ceará e destacou a importância do setor para o Estado. “No Ceará, o turismo já representa de 10 a 11% do Produto Interno Bruto”, revelou.

 

O Governador também disse que a atividade é capaz de movimentar diversas outras e por isso é fundamental a busca por incrementos ao setor. “O turismo impacta diretamente atividades de artesanato, hotelaria, transportes, restaurante, entre outras. Nosso papel é buscar sempre novas vocações, como a do turismo religioso e regionalizar a infraestrutura dos municípios”, afirma. Para isso, de acordo com Cid estão em execução diversas obras de estradas na Região, além de equipamentos como o Centro de Eventos do Cariri. Cid Gomes também destacou o potencial paleontológico do município. “Aqui está situada uma das maiores referências na expressão dessa área que é o Geopark”.

URCA

 

Após a solenidade, o Governador recebeu em audiência os alunos da Universidade Regional do Cariri (Urca). Em resposta as reivindicações, Cid Gomes apontou todas as ações que estão em andamento nas universidades estaduais, que de acordo com ele, foram priorizadas pelas próprias instituições. “Hoje os professores estão recebendo aumento de 125%. Além disso, os investimentos das universidades foram duplicados”. O Governador disse ainda que será realizado um concursos público para professor da Urca, que oferecerá 60 vagas e que autorizou recentemente, a aquisição de acervo para a biblioteca da Universidade.

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Casa Civil (comunicacao@casacivil.ce.gov.br/ 3101.6247)