29 museus do Ceará integram a programação da Semana Nacional de Museus

17 de maio de 2010 - 13:12

Museus de todo o País se mobilizam neste mês de maio em torno da Semana Nacional de Museus, programação articulada que acontece de 17 a 23 de maio com o tema “Museus para a harmonia social”. No Ceará, 29 instituições de 17 cidades promovem programação gratuita para a população. Somente em Fortaleza, serão 12 museus oferecendo com palestras, mesas redondas, exposições, visitas guiadas. Um excelente momento para a sociedade conhecer e vivenciar a história do Ceará, recontada por objetos, livros, imagens e sons.

A Semana de Museus faz alusão ao Dia Internacional dos Museus (celebrado dia 18 de maio) com o propósito de integrar os museus brasileiros e intensificar sua relação com a sociedade. A programação da  Semana Nacional de Museus é articulada nacionalmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), com o apoio da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult-CE), por meio do Sistema Estadual de Museus do Ceará (SEM).

Em Fortaleza, participam o Museu do Ceará, Sobrado Dr. José Lourenço, Museu da Imagem e do Som/CE, Memorial da Cultura Cearense, Museu de Arte Contemporânea, que são equipamentos ligados à Secult/CE, e mais o Museu de Arte Universitária do Ceará, Galeria Antônio Bandeira, Casa José de Alencar, Centro Cultural do Transporte do Ceará, Memorial da Justiça do Trabalho do Ceará, Museu Siará em Miniatura e Museu Natural do Mangue da Sabiaguaba.

O Memorial da Cultura Cearense e Museu de Arte Contemporânea abrem a programação da Semana, com a realização do Seminário “Museus: práticas educativas para a cidadania”, que tem programação de 17 a 20 de maio. O seminário começa às 9h do dia 17, com palestra de Valéria Laena, diretora de Museus do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura – CDMAC. A programação segue até às 17 horas.

Nesta terça-feira, dia 18, data da comemoração do Dia Internacional dos Museus, o Museu da Imagem e do Som realiza edição especial da projeto MISturas Culturais (que mensalmente desenvolve atividades gratuitas no dia 18) com o tema Acessibilidade audiovisual: Mostra de filmes com audiodescrição e legendas, acessível para deficientes visuais e auditivos.

A programação começa às 9h com exibição de curtas metragem, entre eles, o documentário  “Projeto DVD Acessível”, e as ficções “O Grão”, de Petrus Cariry e “Águas de Romanza”, de Glaúcia Soares e Patrícia Baía. A programação encerra às 17h30min com a mesa redonda “Acessibilidade audiovisual – audiodescrição”, com falas sobre “Audiodescrição em espaços museológicos” por Juarez Oliveira, “Audiodescrição em teatros” por Bruna Leão e “Audiodescrição em cinema” por Klístenes Braga.

Dia 19 é a vez do Museu do Ceará, com programação de 9 horas às 18h30min. Os 150 Anos da Comissão Científica de Exploração no Ceará é tema da palestra que abre a programação, ministrada pelo professor Gilmar de Carvalho. Às 10 horas, será lançada uma exposição de mesmo nome, sob curadoria do professor. A programação segue durante a tarde, encerrando com o lançamento do Catálogo do Museu do Ceará.

No sábado (22), no Sobrado Dr. José Lourenço, tem visitas mediadas de 10 horas às 19 horas para as exposições “Ise: técnicas mistas” e “A arte da multiplicação: gravuras brasileiras na coleção da Pinacoteca do Ceará.” E de10 horas às 12 horas, tem Café do Zé com palestra temática: “Museus para a harmonia social”.

Interior – Esse ano, há também uma grande participação do interior do Estado, que mobilizou 17 museus em 16 cidades, das várias regiões do Estado. Participam o Museu Sacro São José de Ribamar (Aquiraz), Museu Jaguaribano (Aracati), Museu Comendador Ananias Arruda (Baturité), Museu Euclídes Rufino (Cariré), Museu Iguatuense da Imagem e do Som Francisco Alcântara Nogueira(Iguatu), Museu Maria Adélia de Saboya – Fundação Senhor Pires (Independência), Museu Histórico e Cultural das Regiões Serranas de Itapipoca(Itapipoca), Ecomuseu de Maranguape (Maranguape), Museu Histórico de Pacatuba (Pacatuba), Casa da Memória de Porteiras (Porteiras), Museu Histórico Jacinto de Sousa (Quixadá), Museu Histórico e Memorial da Liberdade (Redenção), Museu Padre  Pedro Alcântara Araújo (Russas), Casarão do Coronel Felinto da Cruz Nevez (Santana do  Cariri), Museu Diocesano de Sobral, Museu do Eclipse (Sobral), Museu Regional dos Inhamuns (Tauá).

17.05.2010

Assessoria de Imprensa da Secult

Bianca Felipsen (bianca@secult.ce.gov.br / 3101.6759)