Curso capacita técnicos de Vigilância Sanitária de Iguatu e Icó

19 de maio de 2010 - 14:12

Encontram-se abertas, até o dia 20 de maio, as inscrições para o Curso Básico de Vigilância Sanitária, que ocorrerá no período de 24 a 28 deste mês, no auditório da 18ª Coordenadoria Regional de Saúde de Iguatu ( situado à Rua Treze de Maio, S/N, Bairro Planalto – Iguatu-CE). O curso será destinado aos técnicos de Vigilância Sanitária dos municípios que compõem as Coordenadorias Regionais de Saúde de Iguatu e Icó.

 

As inscrições podem ser feitas no site da Escola de Saúde Pública do Ceará (ww11.esp.ce.gov.br). Serão disponibilizadas duas vagas para a Coordenadoria de Iguatu, duas vagas para a Coordenadoria de Icó e, duas vagas para cada município que compõe as CRES de Iguatu e Icó.

 

A Coordenadoria de Pós-Graduação em Vigilância em Saúde da ESP-CE, em parceria com a Coordenação de Promoção e Proteção à Saúde – COPROM/SESA, através do Núcleo de Vigilância Sanitária, promove o Curso Básico de Vigilância Sanitária objetivando o aprimoramento das atividades realizadas pelos técnicos de Vigilância Sanitária, por meio da incorporação de novos saberes e práticas.

 

Os conteúdos do curso abordarão aspectos relevantes da atuação prática em VISA, os procedimentos e instrumentos legais que dão suporte as ações, o conhecimento das Boas Práticas relacionadas a Produtos e Serviços de Saúde, as modalidades de coleta de amostras e os sistemas de informação, entre outros temas necessários ao aprimoramento das capacidades e formas de atuação, relacionadas à prática, com ênfase na identificação dos problemas locais e estratégias de enfrentamento.

 

A Vigilância Sanitária constitui-se importante espaço de saúde pública definida pela Lei Orgânica da Saúde (8.080/90) e caracteriza-se como uma área que desenvolve ações capazes de prevenir, diminuir ou eliminar riscos e agravos à saúde. Sua organização de trabalho parte da necessidade da identificação e priorização de problemas sanitários decorrentes da produção de bens e serviços, do ambiente de trabalho e das intervenções sobre o ambiente, visando à promoção e proteção da saúde da população.

 

As ações de Vigilância Sanitária se destacam dentre as demais ações de saúde, por necessitarem de uma força de trabalho qualificada. Seu objeto de atuação tem um caráter complexo, tornando necessária a aquisição de conhecimentos, desenvolvimento de habilidades e atitudes que promovam a excelência na operacionalização e desenvolvimento das atividades.

 

Diante do fato de que o processo de descentralização da Vigilância Sanitária tem avançado consideravelmente nos municípios cearenses, sendo uma estratégia de fortalecimento do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária, os organizadores do Curso entendem que a capacitação dos profissionais buscará contribuir para a consolidação desse processo, na perspectiva da reorganização das práticas para implementação das ações da VISA, no sentido de superar os limites e impulsionar os avanços já adquiridos.

 

19.05.2010

Assessoria de Imprensa da Cegece

Sheila Raquel / Marcos Saudade (ascom@esp.gov.br / 85 3101.1412)