Primeiro Passo forma mais 50 jovens nesta quinta-feira (27)

26 de maio de 2010 - 14:40

A Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), através do Projeto Primeiro Passo, em parceria firmada com a Faculdade Integrada da Grande Fortaleza (FGF) e a Associação de Estudos e Pesquisa Técnico Científica, realiza nesta quinta-feira (27), a formatura de mais 50 jovens no Curso Profissionalizante em Programação de Linguagem Java. A solenidade de formatura será às 10 horas, no auditório da FGF, em Fortaleza.

 

Na primeira fase do curso, os jovens, novos profissionais, foram treinados e qualificados através do Projeto Primeiro Passo. Esta segunda fase ofereceu curso específico em JAVA, para os 50 formandos. O curso teve duração de 20 semanas, 10 disciplinas e carga horária de 450 horas. Como trabalho de conclusão de curso, os jovens desenvolveram sistemas de cadastro de voluntários, de controle de contas a pagar, projeto Cosmos (jogo estelar) e sistema para locadora de DVD.

 

Dentre as disciplinas que compuseram os módulos específicos destacam-se: Informática Básica, Fundamentos da Matemática Aplicada ao Excel, Português Instrumental e Inglês Instrumental. Desde 2007, a STDS, somente através do Primeiro Passo, capacitou 21 mil jovens em todo o Estado para o mercado de trabalho.

 

Qualificação Cidadã

 

Coordenado pela STDS, o Primeiro Passo atua na preparação da classe juvenil, através de cursos profissionalizantes nas áreas de serviços, turismo e administração. O projeto objetiva a inclusão social e ampliação do acesso dos jovens ao emprego. Os jovens da capital e do interior são qualificados em três linhas de ação – Jovem Bolsista, Jovem Aprendiz e Jovem Estagiário.

 

O Primeiro Passo é mais uma ação do Governo do Estado, que garante ao jovem, na faixa etária de 16 a 21 anos, a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho. “O projeto dá ao jovem a chance do primeiro emprego, de uma qualificação e da emancipação social e cidadã”, afirma a titular da STDS, Fátima Catunda.

 

Projeto Primeiro Passo

 

Na linha Bolsista, o jovem recebe bolsa-capacitação garantida pelo Governo do Estado e é treinado durante seis meses nas unidades do Projeto. Na segunda linha de atuação, Aprendiz, o estudante é ocupado durante os três turnos, tendo aulas regulares, cursos profissionalizantes e um período de estágio durante o período de um ano. Já na linha Estagiário, os adolescentes participam de estágio durante o período de um ano em empresas públicas e privadas conveniadas com a STDS.

 

Depois dos períodos de capacitação, os jovens são encaminhados para empresas públicas ou privadas, para estágios remunerados com duração de um ano, podendo, a partir daí, ter seu ingresso garantido no mercado de trabalho formal.

 

Os jovens interessados precisam estar inseridos na escola pública, ter renda familiar de até ¼ do salário mínimo, per capita, apresentar documentação devida (RG, CPF, Carteira Profissional, comprovante de endereço e residência). O jovem é selecionado por equipe de pedagogos e psicólogos, que analisam o perfil do adolescente, encaminhando-o devidamente a uma das empresas parceiras.

 

Serviço:

Data: 27 de abril (amanhã)

Horário: 10 horas

Local: Auditório da Faculdade Integrada da Grande Fortaleza (FGF) – Av. Porto Velho, 401, João XXIII

 

26.05.2010

Assessoria de Imprensa da STDS

Carlos Eugênio Saraiva (imprensa@stds.ce.gov.br/ 3101.2099)