Bernard apresenta bastidores e detalhes das Olimpíadas do Rio 2016

27 de maio de 2010 - 17:23

Mesmo quem não é muito ligado na história do vôlei com certeza já ouviu falar no famoso saque “Jornada nas Estrelas”. Nos anos 1980, o autor do inédito saque brilhou em muitas quadras pelo mundo. E é para falar sobre esse feito, além de sua vasta experiência no esporte olímpico, que Bernard Rajzman – medalhista de prata nas olimpíadas de Los Angeles (1984) – é o convidado pela Secretaria do Esporte do Ceará (Sesporte) para participar do projeto Esporte na Minha Cidade.

 

Membro do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), coordenador do Desenvolvimento Esportivo da Câmara Setorial dos Esportes e presidente da Comissão Nacional de Atletas, Bernard, que também foi subsecretário do Pan-Americano Rio 2007, contará sua experiência na estruturação do Brasil para a conquista das Olimpíadas de 2016 nesta sexta-feira (28) a partir das 15h30min, no auditório da Sesporte.

 

Bernard Rajzman irá revelar como o Brasil se estruturou para a conquista das Olimpíadas de 2016 e os próximos passos para organizar o esporte brasileiro e desenvolver talentos que possam brilhas nos próximos em seis anos. Após a apresentação da palestra “A vitória da perseverança”, será realizado um debate com membros das associações, federações, atletas cearenses, professores e estudantes de educação física.

 

No sábado (29), o jogador segue viagem para Arneiroz, onde participará do projeto Esporte na Minha Cidade. A população do município poderá participar de mini-cursos, oficinas e palestras oferecidas pela Sesporte. Durante todo final de semana, os educadores oferecem diversas capacitações esportivas. Alguns dos temas abordados durante os cursos são Arbitragem, Nutrição e Saúde do Idoso.

 

Já o Conjunto Palmeiras, em Fortaleza, recebe o Esporte na Minha Cidade no domingo (30). Os moradores do bairro terão um dia repleto de atividades esportivas acompanhadas por educadores físicos.

 

Quem é Bernard Rajzman

 

O jogador Bernard Rajzman começou sua história no esporte muito jovem, mas não foi o vôlei sua primeira opção. Aos onze anos de idade entrou para o time de basquete do Fluminense. Porém, devido sua baixa estatura para a modalidade, resolveu jogar vôlei. Aos 17 anos já estava na Seleção Brasileira e foi um dos grandes nomes da conhecida Geração de Prata. Até hoje o jogador é lembrado pelo saque Jornada nas Estrelas, que consistia em lançar a bola para uma altura infinita, com força e efeito, dificultando a recepção do adversário. Em 27 outubro de 2005, foi o primeiro brasileiro indicado para integrar o Hall da Fama do vôlei mundial em Massachussets, Estados Unidos.

 

Como gestor esportivo, Bernard Rajzman acumula os cargos de membro do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), coordenador do Desenvolvimento Esportivo da Câmara Setorial dos Esportes e presidente da Comissão Nacional de Atletas. Em 2007, Bernard foi subsecretário do Pan-Americano Rio.

 

Retrospectiva esportiva

Campeão Sul-americano (1973, 1975, 1977, 1981, 1983 e 1987)
Vice-campeão Mundial de Vôlei 1982
Medalha de Ouro no Pan-Americano 1983
Medalha de Prata na Olimpíada de Los Angeles 1984
Vice-Campeonato Mundial de Vôlei de Praia em 1988

 

Serviço:

Esporte na Minha Cidade

 

Data: 28 de maio (sexta-feira)
Local: Estádio Governador Plácido Castelo (Castelão) – Av. Alberto
Craveiro 290
Horário: 15h30

 

Data: 29 e 30 de maio (sábado e domingo)
Local: Arneiroz
Horário: 8 às 17h

 

Data: 30 de maio (domingo)
Local: Conjunto Palmeiras
Horário: 8 às 17h

 

27.05.2010

Assessoria de Imprensa da Sesporte

Lisiane Linhares e Kelvia Alves (kelvia.alves@esporte.ce.gov.br/ 3101.4415)