Microscópio confocal é novo aliado para as pesquisas no Estado

28 de maio de 2010 - 13:43

Um avançado instrumento para a ciência agora faz parte do acervo da   Universidade Estadual do Ceará (Uece), o microscópio confocal. O  equipamento é utilizado para aumentar o contraste da imagem  microscópica e construir imagens tridimensionais. O microscópio possui  diversas aplicabilidades na ciência, como a obtenção de imagens de   amostras vivas e de informação computorizada em 3D na pesquisa  biológica, na análise química e de materiais. O investimento para a  compra do equipamento foi da Secretaria da Ciência, Tecnologia e  Educação Superior do Estado e foi de R$ 1 milhão.

De acordo com Ana Paula Rodrigues, professora pesquisadora do curso de  Ciências Veterinárias da Uece, um microscópio deste porte irá  contribuir para a infraestrutura e o desenvolvimento das pesquisas na  Universidade, melhorando a qualidade e a valorização dos estudos. “Com  isso, aumentam as chances de publicação em revistas de alto impacto, o que irá tornar os pesquisadores mais competitivos para a captação de  
recursos e a atração de colaboradores de outras instituições”, afirma.  Ana Paula diz ainda, que empresas e hospitais que desejem usar a microscopia confocal também poderão ter este serviço prestado pela Uece.

O microscópio já tem demandas dos programas de Pós-graduação em  Ciências Veterinárias da Uece e da Rede Nordeste de Biotecnologia  (Renorbio). No entanto, ele poderá ser utilizado por pesquisadores de cursos nas áreas da saúde, química e física.

28.05.2010

Assessoria de Imprensa da Uece
Fátima Serpa (mfserpa@uece.ce.gov.br / 3101.9605)