Artistas contemplados no Edital de Incentivo às Artes se apresentam quarta-feira (1)

1 de junho de 2010 - 13:48

Balé de cadeiras de rodas da Cia Elos da Vida, o elogiado CD do músico Gustavo Portela, a gravura de 20 metros do artista plástico Francisco de Almeida e a peça “Para não falar de teatro”, do teatrólogo Fernado Lira. Estes são apenas alguns dos trabalhos recém lançados pelos artistas cearenses com deficiência e que conseguiram, por meio de um edital próprio, serem concluídos. 

A primeira mostra dos trabalhos contemplados do I Edital de Incentivo Às Artes para Pessoas com Deficiência, da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, acontece no dia 02 de junho, a partir de 17 horas, no Theatro José de Alencar. O público terá acesso a estes e outros trabalhos.
Para a primeira-dama do Ceará, Maria Célia Habib, o momento é “um marco histórico no reconhecimento político das habilidades de pessoas com deficiência em suas expressões artísticas e culturais”

No TJA, a programação ocupa a Galeria Ramos Côtoco, com uma exposição dos projetos de artes visuais contemplados. Às 17 horas, tem o lançamento do catálogo com os produtos do edital com a presença da primeira-dama, Maria Célia Habib, e do Secretário da Cultura, Auto Filho, e o lançamento do livro de “Chão Inaugural”, de Rolângelo Gomes, de Independência.  

Em seguida, às 17h30min, o pátio nobre será ocupado por música: o grupo Arte da Terra (APAE Fortaleza), seguido de Maculelê (Maranguape) e Gustavo Portela (Fortaleza). Às 18 horas, o Teatro Morro do Ouro recebe o espetáculo “Para não Falar de Teatro”, do grupo cRISe, dirigido por Fernando Lira, Doutor em Artes Cênicas pela UFBA.

Às 18h30min, grupos de dança mostram seus trabalhos, como a Cia de Dança sobre Rodas do Ceará, da Associação Elos da Vida, onde 25 bailarinos de dança contemporânea, 20 destes em cadeira de rodas, apresentam o espetáculo “Mudanças”. Após, tem o bolero especial da Associação Dança, Arte e Ação. 

O projeto pretende apresentar a amplo público os trabalhos do edital. Após as apresentações em Fortaleza, a mostra segue para Sobral (em julho) e Juazeiro  do Norte (16 a 22 de julho). O Edital de Incentivo às Artes para Pessoas com Deficiência foi o primeiro concurso lançado pelo Governo do Estado para a inclusão cultural e premiou 21 artistas do Ceará com verba total de R$ 500 mil.

Serviço:
Mostra de Trabalhos do I Edital de Incentivo Às Artes para Pessoas com Deficiência/Secult
Dia: 02 de junho de 2010
Hora: a partir de 17 horas  
Local: Theatro José de Alencar

Entrada franca

01.06.2010

Assessoria de Imprensa da Secult
Bianca Felippsen (bianca@secult.ce.gov.br / (85) 3101-6761 / 3101-6759)