Banco Mundial avalia atuação do Projeto Mata Branca no Ceará

7 de junho de 2010 - 17:32

Teve início, na manhã desta segunda-feira (07/06), no auditório do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam), a missão de supervisão do Banco Mundial (Bird) sobre a atuação do Projeto Mata Branca de Conservação e Gestão Sustentável do Bioma Caatinga nos estados do Ceará e da Bahia.

 

Na ocasião estiveram presentes, além da equipe de técnicos e coordenadores do Projeto Mata Branca no Ceará, a antropóloga do Banco Mundial, Judith Lisansky, e os membros da Unidade Gerencial do Projeto da Bahia. O objetivo da missão é, de acordo com a presidente do Conpam, Tereza Farias, acompanhar os avanços do Mata Branca nos dois estados e traçar novas metas para o Projeto. A antropóloga do Banco Mundial ressaltou a importância de realizar esta avaliação em conjunto com o Ceará e a Bahia, para que possam ser compartilhados os progressos e as dificuldades encontradas pelos dois estados.

 

Resultados

 

A presidente do Conpam mostrou-se confiante com os resultados que o Projeto Mata Branca vai trazer, em breve, para o Ceará. Segundo Tereza Farias, os municípios que compõem a área de intervenção direta têm demonstrado muito interesse em receber os benefícios do Mata Branca, através dos sub-projetos inscritos.

 

Além disso, a presidente ressaltou a importância do Álbum de Figurinhas “Amigos da Mata Branca” para a disseminação do Projeto e do Bioma Caatinga nos Sertão dos Inhamuns. “O álbum foi distribuído para alunos dos seis municípios. Nós decidimos inserir a temática do meio ambiente, especificamente da Caatinga, no campo escolar, uma vez que percebemos que, através das crianças e dos adolescentes, conseguiríamos atingir melhor a população destes municípios, pois,
quando chegam em casa, os alunos dividem este conhecimento com o restante da família”.

 

A equipe do Banco Mundial e os membros da Unidade de Gerenciamento do Projeto da Bahia estarão em Fortaleza até o próximo dia 11 de junho. Dois sub-projetos do Mata Branca localizados no município de Tauá,  “A voz do alunado” e “Monumentos Arqueológicos”, serão visitados pela Missão nesta quarta-feira (09/06). A missão prosseguirá, a partir do dia 14 de junho, no o Estado da Bahia.

 

07.06.2010

Assessoria de Imprensa do Conpam

Pedro Gomes de Matos Neto  – 9984.4440 – 3101.1233
Ranne Almeida Silva – 99787019 – 3101.1234