Pró-Jovem já beneficia mais de 24 mil jovens no Ceará

8 de junho de 2010 - 22:37

Em mais uma visita ao Ceará, o presidente Lula e o governador Cid Gomes, participaram na tarde desta terça-feira (08), no Ginásio Paulo Sarasate, da aula inaugural do Pró-Jovem. O Programa desenvolvido em parceria com os Governos Federal e Estadual e com o apoio das prefeituras municipais, tem a finalidade de elevar a escolaridade e qualificar profissionalmente jovens entre 18 e 29 anos, com 18 meses de duração e 2000 h/a. “O Pró-Jovem Urbano é uma oportunidade para que cada jovem possa recuperar o tempo perdido e mudar o seu futuro. Ele, bem como outros programas, originaram-se, a partir da criação, em 2005, de uma política nacional da juventude, implementada em todos os estados do Brasil”, confirmou o Presidente.

 

Lula citou em seu discurso o caso de Maria Eliane de Oliveira, 27 anos, mãe de 4 filhos. Ela engravidou a primeira vez quando ainda cursava a 5ª série do ensino fundamental. “Depois de mais de 10 anos ela colocou os pés novamente em uma escola e foi o Pró-Jovem, que possibilitou isso. No Ceará mais de 24 mi jovens tiveram essa oportunidade”, comemorou.

 

O governador Cid Gomes iniciou seu discurso emocionado. “Quero falar com o sentimento que toma conta do meu coração hoje”. Segundo o chefe do Executivo cearense, no Estado, em 2010 somente em Fortaleza um total de 7 mil jovens serão qualificados. “E no Interior serão mais 10 mil pessoas em 39 municípios. Dessa forma esses jovens terão a possibilidade de dar um grande salto na qualidade de suas vidas”, relatou.

 

Na ocasião o Governador afirmou que a criação cria novas chances e convocou os Estados a investir em capacitação. “Aqui no Ceará, o Governo do Estado investe atualmente na construção de 125 escolas de ensino profissional. Dessa forma estamos criando oportunidade para milhares de jovens cearenses, além de atendermos os grandes empreendimentos que estão se instalando aqui. Quando o jovem cearense tem uma oportunidade ele faz jus e oportuniza essa chance”, disse Cid.

 

Beto Curi, secretário Nacional da Juventude, explicitou que o fato dos jovens participarem do programa significa que eles querem mudar de vida. “A partir de hoje os jovens terão 18 meses para, estudar, concluir o ensino fundamental, aprender informática e melhorar o seu futuro” disse. O secretário, em sua explanação, deu vários exemplos exitosos tendo o Pró-Jovem urbano como “mola mestra” da mudança da qualidade de vida dos participantes.

 

Exemplo

 

Fábio Bezerra, é aluno do Pró-Jovem Urbano. Ele afirma que através da iniciativa poderá concluir seus estudos, que estão atrasados porque teve que trabalhar ainda muito novo, e ter qualificação suficiente para conseguir um emprego. “Quero melhorar minha vida e a da minha família. Hoje realizo um grande sonho”, finalizou.

 

Comitiva

 

Para prestigiar o evento a comitiva de Lula e Cid também contou com as presenças do ministro Guilherme Cassel, da prefeita Luizianne Lins; do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Estadual Domingos Filho; do presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Ernani Barreira, e dos deputados Federais: Chico Lopes, Eudes Xavier, Eunício Oliveira, e José Pimentel.

 

08.06.2010

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Casa Civil (comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 3101.6247)