Dia 17: festa para 100 anos do Theatro José de Alencar

16 de junho de 2010 - 12:53

Todos estão convidados para nesta quinta-feira, dia 17 de junho, saudar o primeiro centenário do Theatro José de Alencar, equipamento mantido pelo Governo do Estado do Ceará. O TJA abre as portas às 7 horas com um festejo popular em seus vários espaços e entorno, calçada e praça José de Alencar. A proposta é um diálogo com a história do próprio teatro, de Fortaleza e do Ceará, um TJA 100% ocupado e aberto para o mundo. Em cena, legiões que fizeram, com suas vidas, o TJA vibrar nestes 100 anos. Artistas, funcionários e público se reúnem durante todo o dia, a partir das 7 horas, para festejar a data com o “povoamento” da arte, cultura, criatividade e alegria do Ceará.

 

Ocupação da Praça – Um destaque da programação artística dos 100 anos é a ocupação artística da Praça José de Alencar. Em sintonia com movimento Viva o Centro!, o TJA dialoga com seu entorno, propondo melhorias e um movimento de fortalecimento da cultura no Centro da cidade. Ao todo, 50 grupos se revezam de 8 horas às 17 horas, em clima festivo.

 

Confira abaixo os destaques da programação:

 

7h – Antes mesmo da abertura das portas, o TJA é saudado com um solo de sax entoando os parabéns pelo músico José Rocha, às 7 horas da manhã, em sua calçada. Em seguida, as portas do já centenário teatro serão abertas e, no saguão, a Banda de Música da Base Aérea de Fortaleza dá as boas vindas aos visitantes.

 

8h – Diversas programações simultâneas tomam conta do TJA e entorno. No pátio nobre, os alunos das atividades de formação do TJA – residências artísticas e Curso Princípios Básicos de Teatro – saúdam o público com performances, esquetes e apresentações preparadas especialmente para o dia. Também às 8h, estarão abertas as três exposições da série Camarins Abertos (grupo Bagaceira de Teatro – 10 anos de atividades, palhaço Trepinha – o mais antigo em atuação e residente do TJA, e Ricardo Guilherme – 40 anos de carreira).

 

8h às 17h – A Banda de Música do Corpo de Bombeiros abre a programação na praça José de Alencar, às 8h. Durante todo o dia, a ocupação da Praça se dará de maneira peculiar: festas, folguedos e brincadeiras ocupam cinco pontos com apresentações simultâneas. A intervenção de mais de 50 solistas e coletivos artísticos de teatro, dança, música e circo também aconteceu em 1910 na mesma praça para saudar a chegada do Theatro a Fortaleza. Bacamarteiros, maracatu, reisados, boi, quadrilhas, batuques, circenses e solos estarão durante todo o dia. Serão mais de 50 grupos artísticos, reunidas sob curadoria do pesquisador Oswald Barroso e a ambientação do cenógrafo Adjafre.

 

Mestres da Cultura Popular do Ceará estarão representados pelos mestres Bigode, Margarida Guerreiro, Zé Rio, Dona Gerta, Dina. Também se apresentam os Artistas da Praça como Quebra Coco, Rodrigo do Boneco e Palhaço Colorau. Entre os grupos de Fortaleza, marcam presença o Boi Juventude, Afoxé Oxum Odalá, Vidança, Maracatu Rei de Paus, Maculelê, Grupo de Caretas, Bate Palmas – Banda de Lata, Alagba e Caravana Cultural e as quadrilhas juninas Zé Testinha, Raízes do Nordeste, Cai Cai Balão, Estação Junina.

 

9h/12h30 – No palco principal, as apresentações iniciam às 9h com o grupo Syntagma, seguido, às 12h30, do espetáculo “As vizinhas”, da Cia Cearense de Molecagem com a presença do ator Jorge Ritchie. Tudo gratuito.

 

10h – No Jardim, às 10h, tem apresentação no jardim da quadrilha junina infantil Cai Cai Balão e mais uma vez os parabéns, mas desta vez com um bolo de aniversário dos 100 anos que terá 4 metros de cumprimento. Ao meio dia, o samba e o carnaval tomam conta do saguão, com apresentação dos ritmistas da Escola de Samba Unidos do Pajeú, campeã do carnaval de Fortaleza 2010 com samba-enredo sobre os 100 anos do TJA. De 10h às 17 horas, a Cia. Epidemia de Teatro realiza intervenções com o público com sua caixinha de teatro naquele espaço e no saguão nobre.

 

15h/17h – O palco principal recebe a partir das 15 horas diversos números circenses realizados por mais de 20 circos de Fortaleza, Parajuru, Cariri e Aracati. De lá, a programação segue para o pátio nobre, onde às 17h a Trupe ‘Caba de Chegar apresenta o espetáculo “Quem matou Zefinha?” que completa 20 anos. Em cortejo para a Praça José de Alencar o Maracatu Reis de Paus, que esse ano completa 50 anos, faz cortejo e adentra na programação festiva da Praça José de Alencar.

 

18h – Momento singular na história recente do TJA: a Hora de Ângelus, uma das marcas da programação dos dias 17, acontece às 18 horas, com os solistas Franklin Dantas (Ave Maria de Macagni) e Aparecida Silvino (Ave Maria de Gounod), seguidos da já tradicional chuva de pétalas de flores, com alunos e ex-alunos do Curso Princípios Básicos de Teatro (CPBT). Em seguida, 18h15, tem apresentação da Camerata Eleazar de Carvalho no pátio nobre do Theatro. A programação é acompanhada de projeção de imagens do TJA, de Fortaleza e do Ceará, dentro da mostra “Um teatro, uma cidade, tantos mundos”.

 

Em paralelo a celebração no Theatro, também às 18h, a Praça José de Alencar recebe uma sessão de cinema com a apresentação de um documentário sobre Fortaleza promovido pelo projeto “O Arquivo Nirez Vai à Praça”, com imagens do acervo do pesquisador e colecionador Miguel Ângelo de Fortaleza no início do século XX.

 

18h/20h – No palco principal o premiado espetáculo “O Cantil”, do grupo Teatro Máquina, é apresentado ao público. A peça traz uma leitura particular sobre a clássica peça “A Exceção e a Regra”, de Bertolt Brecht, onde uma dupla de atores venda os olhos e se deixa manipular em suas ações assim como bonecos. Depois, o teatrólogo Ricardo Guilherme, que este ano completa 40 anos dedicados às artes cênicas, entra em cena às 20h no solo “A Divina comédia de Dante e Moacir”, comédia consagrada que brinca com os mitos de Iracema, Fortaleza, José de Alencar e com o Ceará.

 

21h/2h – A programação termina em mais festa: o Baile dos 100 Anos nos jardins do TJA está programado para começar às 21h. É aberto ao público e será animado até às 3h. No comando da pista de dança, banda Os Brasas e a DJ Renatinha. A festa tem início às 21h. 

 

Programação – dia 17 de junho de 2010

 

7h na calçada
Parabéns e apresentação dia do centenário
Alvorada – Abertura das Portas do TJA
Solo de José Rocha, da Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho

 

7h no saguão
Banda de Música da Base Aérea de Fortaleza
Regência: Cap. Gilson da Silva Gomes

 

8h na Praça José de Alencar
Banda de Música do Corpo de Bombeiros
Regência: Marcos Mendonça

 

8h no pátio nobre
Saudação ao público de alunos das atividades de formação do TJA
Residências artísticas dos professores Brino Correia e Cláudio Ivo e do Curso Princípios Básicos de Teatro, turmas professores João Andrade Joca, Juliana Veras e Silvero Pereira
8h às 17h nos camarins
Série Camarins Abertos

 

8h às 18h na praça José de Alencar
Festas, folguedos e brincadeiras – Teatro, dança, música e circo

 

9h no palco principal
Grupo Syntagma

 

9h na praça
Grupo de Aboiadores                   
Boi Juventude                                              
Quadrilha Raízes Nordestina                    
Guerreiro da Mestra Margarida (Juazeiro do Norte)                                                                    
Afoxé – Oxum Odalá                                      

 

10h na praça
Reisado do Bastião (Juazeiro do Norte)         
Quadrilha Estação Junina                      
Companhia Bate Palmas – Banda de Lata    
Reisado Nossa Senhora da Saúde 

 

11h na praça
Corda Pés                                                    
Alagba                                                     
Cai Cai Balão – Pau de Fita                         
Reisado de Ipueira da Vaca – Canindé        
Arraiá Zé Tertinha Infantil                            

 

10h no jardim
Bolo dos 100 Anos
Cai Cai Balão – Quadrilha junina infantil

 

10h às 17h no saguão e jardim
Caixinha de Teatro – Cia. Epidemia de Teatro

 

12h no saguão
Ritmistas da Escola de Samba Unidos do Pajeú
Campeã do carnaval de Fortaleza 2010 com samba-enredo sobre os 100 anos do TJA

 

12h na praça
Artistas da Praça:
Rodrigo do Boneco
Quebra Coco
Colorau
Rita do Pandeiro
Violeiros
Magal
Chicote

 

12h30 no palco principal
As Vizinhas
Cia. Cearense de Molecagem
Direção: Carri Costa

 

14h na praça
Reisado dos Irmãos (Juazeiro do Norte)         
Quadrilha Gipão                                                      
Grapel                                                                    
Caninha Verde Dona Gerta                                

 

15h no palco principal
Viva o Circo!  Números circenses
Associação de Proprietários, Artistas e Escolas de Circo do Ceará

 

15h na praça
Coco do Iguape
Caravana Cultural
Vidança  Batuque
Boi Mestre Zé Pio                     
Capoeira/ Maculelê – Mestre Indio
Reisado Nossa Senhora das Dores

 

16h na praça
Zé Testinha – Cangaceiros – 30 pessoas
Reisado Nossa Senhora das Dores                  
Reisado dos Irmãos (Juazeiro do Norte)               
Guerreiro da Mestra Margarida (Juazeiro do Norte)
Caretas                                                                 
Reisado do Bastião (Juazeiro do Norte)            
Reisado de Ipueira da Vaca (Canindé)          
Caravana Cultural                                                
Vidança Batuque                                                 
Boi Mestre Zé Pio                                           
Mestre Bigode Bacamarteiros                              
Capoeira/ Maculelê – Mestre Indio     

 

17h no pátio nobre
Teatro de rua: Quem matou Zefinha?
Trupe ‘Caba de Chegar

 

17h na Praça José de Alencar
Maracatu Rei de Paus – 50 Anos em 2010

 

17h na praça
Maracatu Reis de Paus                                      

 

18h na praça
Grupo de Aboiadores (Canindé)
Sanfoneiros – Ave Maria Sertaneja                    

 

18h na Praça José de Alencar
O Arquivo Nirez Vai à Praça
Exibição de documentário sobre Fortaleza

 

18h na calçada e pátio nobre
Camerata Eleazar de Carvalho
Chuva de Pétalas de Flores com alunos do Curso Princípios Básicos de Teatro
Hora do Ângelus:
Franklin Dantas canta Ave Maria de Macagni
Aparecida Silvino canta Ave Maria de Gounod

 

18h às 21h no pátio nobre
Um teatro, uma cidade, tantos mundos
Projeção de imagens do TJA, de Fortaleza, do Ceará

 

18h30 no palco principal
O Cantil – Grupo Teatro Máquina
Direção: Fran Teixeira

 

20h no palco principal
A divina comédia de Dante e Moacir 
Solo de teatro de Ricardo Guilherme a partir de “Iracema”, de José de Alencar, e “A Divina Comédia”, de Dante Alighieri.

 

21h Festa no Jardim
Cenas curtas
A partir dos livros de José de Alencar, com ex-alunos do Curso Princípios Básicos de Teatro – CPBT 
Senhora: 12h e 17h na Biblioteca Carlos Câmara
Cinco Minutos: 10h e 16h no foyer

 

Os Operários: 8h30 e 17h30 na calçada e pátio nobre

 

O ato da inauguração
Por Neidinha Castelo Branco e Carri Costa
Em vários espaços e horários

 

Serviços:
Para conhecer mais o TJA
Visita Guiada ao Theatro
Terça à sexta: 8h, 9h, 10h e 11h + 13h, 14h, 15h e 16h

Sábados, domingos e feriados: 13h, 14h, 15h e 16h

R$ 2,00 (estudante) e R$ 4,00

 

Jornalistas responsáveis: Kiko Bloc Boris (85) 8892-1195; Bianca Felippsen – (85) 8878-8805 e Fabio Maques (85) 8832-4716.

 

16.06.2010

Assessoria de Imprensa da Secult

Bianca Felippsen (bianca@secult.ce.gov.br / 85 3101.6759)