STDS forma jovens e anuncia mais 450 vagas

16 de junho de 2010 - 13:54

Sob coordenação da Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), executado pelo Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), o Projeto Juventude Empreendedora encerra a etapa de 2009 com a formatura de 450 jovens, nesta quinta-feira, 17, às 10 horas, no Porto d’Aldeia Resort e já anuncia novos municípios beneficiados em 2010. Este ano, mais 450 adolescentes participarão de turmas em outros nove municípios: Acaraú, Aracati, Beberibe, Camocim, Fortim, Jijoca de Jericoacoara, Paracuru, Paraipaba e São Gonçalo.

 

Só entre 2007 e 2009, o projeto já beneficiou 1.350 pessoas em 27 municípios. Apenas em 2009, jovens de 17 a 24 anos, das localidades de Aratuba, Assaré, Ipu Monsenhor Tabosa, Nova Olinda, Palmácia, Tamboril, Ubajara e Viçosa do Ceará participaram de cursos de vendas, recepção, atendimento e secretariado, conserto e manutenção de computadores, corel-draw e photoshop, serigrafia, cabeleireiro, mecânica de motos e turismo, e ganharam a oportunidade de se inserirem no mercado de trabalho.

 

Para 2010, o valor investido pelo tesouro Estadual é de R$ 1,35 milhão, dividido mensalmente até o final do curso. Os municípios são responsáveis pela estrutura do curso. Durante oito meses, os beneficiados participarão de três etapas de capacitação com aulas teóricas e atividades práticas de serviço à comunidade. Ao final são inseridos no mercado de trabalho.

 

O objetivo do Juventude Empreendedora é garantir a formação básica dos jovens, bem como qualificá-los profissionalmente, proporcionando vivências práticas de intervenção social na sua comunidade e encaminhamento para o mercado de trabalho. “A finalidade da capacitação é favorecer o desenvolvimento dos valores de responsabilidade social e da cultura empreendedora na formação pessoal, social e comunitária desses jovens, além de integrá-los na sociedade e no mercado de trabalho”, destacou a titular da STDS, Fátima Catunda.

 

Juventude Empreendedora

 

Em todas as fases, o Juventude Empreendedora trabalha o desenvolvimento de comportamentos e condutas voltadas para a gestão empreendedora e a comercialização da produção. Na última etapa, a ação direciona o jovem para as possibilidades de inserção no mercado de trabalho, além de promover o assessoramento para a criação de negócios individuais e coletivos.

 

“Essas inciativas trabalham no sentido de inserir o estudante, o jovem trabalhador, no contexto do trabalho de grupo, tornando-o apto ao exercício das competências que são exigidas pelo mercado profissional”, conclui a secretária Fátima Catunda.

 

Para participar do projeto, é preciso ter entre 17 e 24 anos, renda per capita familiar menor ou igual a meio salário mínimo, estar matriculado no 3º ano do Ensino Médio ou já ter concluído os estudos em escola pública ou pertencer à família cadastrada no CADÚNICO.

 

Serviço

 

Data: 17.06.10 (quinta-feira)

Horário: 10 horas

Local: Porto d’Aldeia Resort – Av. Manoel Mavignier, 6433, Estrada da Cofeco

 

16.06.2010 

Assessoria de Imprensa da STDS

Carlos Eugênio Saraiva Nogueira (imprensa@stds.ce.gov.br / 85 3101.2099 – 2089)