Futuros PMs realizam treinamento de direção veicular

17 de junho de 2010 - 14:11

Os futuros policiais militares do Ceará participam até sexta-feira, 18, de um treinamento prático de direção de emergência.  Da preparação, que é realizada no autódromo Virgílio Távora, no Eusébio, participam cerca de 1.400 candidatos, que contam com a orientação de um grupo de instrutores da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), coordenados pelo capitão Carlos Rômulo.

 

O treinamento objetiva preparar os novos policiais para atuar em situações de emergência, conduzindo veículos especiais, conforme prevê resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). A preparação faz parte da grade de disciplinas do concurso, que prevê 35 horas de aulas práticas e teóricas, sendo a parte de prática de direção é restrita aos policiais que possuem carteira de habilitação.

 

Antes de assumirem o comando das viaturas para o treinamento, os candidatos assistem a um vídeo, preparado especialmente para a ocasião, onde tomam conhecimento de todas as manobras e situações a que serão submetidos durante o percurso. O objetivo é o de familiarizar os alunos com o tipo de treinamento de forma antecipada.

 

Segundo o diretor do Centro de Educação da Fundação Universidade Estadual do Ceará (Funece), instituição responsável pelo concurso, professor Nelson Arruda Filho, essa preparação é extremamente necessária. “O policial desempenha uma atividade diferenciada, sob estresse. Portanto, deve estar preparado para dirigir em situações de emergência, com equilíbrio e poder de decisão”, explica Arruda. 

 

Arruda explica ainda que, posteriormente, esse grupo de policiais será submetido a um treinamento complementar, com um módulo de mais 15 horas de aulas práticas, direcionado à direção defensiva, constante do curso obrigatório para Capacitação de Condutores de Veículos de Emergência. (Art. 145 – CTB), conforme a resolução do Contran de Nº 168/2004.

 

17.06.2010

Assessoria de Imprensa da SSPDS

Marcos Cavalcante / Nodge Nogueira / Joslen Herbster (ascom@sspds.ce.gov.br / 85 3101.6517 – 3101.6518)