Governo inaugura sede IV da Secretaria da Fazenda

30 de junho de 2010 - 18:08

O Governo do Estado inaugura nesta quinta-feira (1º), às 15 horas, o Anexo 4 da Secretaria da Fazenda. Fechado desde 1995, o histórico prédio do antigo “Centro dos Exportadores” foi reformado para abrigar agora o Contencioso Administrativo Tributário (Conat) da Secretaria, a Corregedoria Fazendária e o Centro Integrado de Informações e Operações Fiscais (CIOF), sendo esta última unidade responsável, em breve, pelo monitoramento de todos os postos fiscais existentes no Estado.

 

Um dos marcos da arquitetura moderna cearense, o antigo prédio do “Centro dos Exportadores” já abrigou a sede do extinto Banco do Ceará (Bancesa). Projetado pelo arquiteto José Neudson Braga, o imóvel encontra-se localizado próximo a outras obras grandiosas de Fortaleza, como o Palácio Coronado e o Palácio do Progresso.

 

Em maio de 2004, o governo estadual declarou que o Centro dos Exportadores deveria se tornar patrimônio histórico do Ceará por abrigar o mural “Os Estivadores”, umas das obras mais significativas do período modernista cearense de autoria do artista plástico Zenon Barreto. Instalado na lateral esquerda da nova sede da Sefaz, a obra em mosaico foi totalmente restaurada para preservar sua originalidade. Na reforma do “Centro dos Exportadores” o Governo do Estado investiu R$ 4 milhões, sendo a obra uma iniciativa de valorização e resgate do patrimônio cultural cearense.

 

“Os Estivadores”

 

O painel “Os Estivadores” foi criado em 1965 pelo artista plástico Zenon Barreto e retrata a atividade de trabalhadores portuários no Ceará. Zenon Barreto (1918-2002) nasceu na cidade de Sobral e é considerado um dos maiores representantes das artes plásticas locais. Dentre as suas principais obras está a estátua Iracema Guardiã, na Praia de Iracema.

 

Serviço:


Inauguração Anexo IV da Sefaz
1º de julho, às 15 horas, na Avenida Alberto Nepomuceno, 77, Centro.

 

30.06.2010

Assessoria de Imprensa da Sefaz

Fernanda Teles (85 8891.2803 – 3101.9113)