Novo Planetário será um dos principais pontos de observação do universo

1 de julho de 2010 - 16:55

O governador Cid Gomes inaugurou na noite desta quarta-feira (30), o novo Planetário Rubens Azevedo do Centro Cultural Dragão do Mar de Arte e Cultura. Totalmente reformado, o Planetário agora conta com um novo equipamento de projeção, o Zeiss ZKP4 Quinto New Generation. No total foram investidos R$ 5,5 milhões. A iniciativa é do Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura, da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior e do Instituto de Arte e Cultura do Ceará (IACC). Segundo o governador Cid Gomes, o equipamento reforçará a qualidade da educação do Estado. “Uma coisa é você aprender física em aulas normais, dentro de uma sala de aula. Outra coisa é você aprender em um espaço moderno e cheio de interatividade”, afirmou.

 

A inauguração do novo equipamento do Planetário Rubens de Azevedo faz parte dos projetos do Governo do Estado do Ceará e do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura para as comemorações do Ano Internacional da Astronomia e dos 90 anos do famoso Eclipse total do sol, observado em 1919 na Praça do Patrocínio, em Sobral. O fenômeno ofereceu as condições ideais para a comprovação da Teoria da Relatividade de Albert Einstein.

 

O chefe do Executivo, na ocasião, reafirmou seu compromisso em revitalizar o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e a Praia de Iracema, importantes espaços da cultura do Ceará. “É nessa importante região que será instalado o mais moderno aquário da América Latina, que não ficará atrás dos europeus, americanos ou canadenses. O Acquarium será construído bem próximo ao mar e estimulará a revitalização de um dos principais cartões postais de Fortaleza a Praia de Iracema”, disse.

 

Segundo Dermeval Carneiro, diretor do Planetário, com o novo conjunto, o equipamento se consolida como um dos melhores pontos de observação do espaço do mundo e abre novas possibilidades para inovação no ensino e difusão da ciência e tecnologia.

 

Por ano, o Planetário Rubens de Azevedo recebe público visitante de cerca de 30 mil pessoas, além de 16 mil alunos de escolas públicas e particulares em visitas agendadas, confirmando a importância do equipamento enquanto uma das mais modernas ferramentas para a inovação do ensino e difusão da ciência e tecnologia.

 

Para o público, já a partir desta quinta-feira, 1º de julho, o Planetário Rubens de Azevedo volta com novas sessões diárias. Às 17 horas e 18 horas tem início a sessão “O ABC do Sistema Solar”. Em uma nave imaginária, três crianças fazem uma viagem emocionante pelo Sistema Solar, onde visitam o sol, os planetas e a lua. Durante a experiência elas aprendem sobre a mitologia das constelações e as lendas astronômicas.

 

Às 19 horas e 20 horas, é a vez da sessão “Explorando o Universo”. Através de uma fascinante viagem pelo universo, em companhia de Galileu, o público conhecerá os segredos do céu e suas descobertas científicas para o progresso da ciência.

 

Em julho, o Planetário funcionará de terça a domingo, com sessões de “O ABC do Sistema Solar” às 17 horas e 18 horas, e sessões de “Explorando o Universo” às 19 horas e 20 horas.

 

01.07.2010

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Casa Civil (comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3101.6247)