HGF inaugura 12 novos equipamentos de hemodiálise para pacientes renais agudos

12 de julho de 2010 - 17:11

O Hospital Geral de Fortaleza – HGF  inaugura nesta terça-feira, 13 de julho, a partir das 8h30, equipamentos de hemodiálise para pacientes renais agudos, utilizado em apenas 20 hospitais públicos do Brasil. No Ceará, o HGF é o primeiro a fazer uso do sistema.

 

O equipamento, que é utilizado em países da Europa e da América Latina e chegou ao Brasil há apenas 5 anos, possibilita que a hemodiálise seja realizada no próprio leito, evitando deslocamentos do paciente.

 

Ao todo, são 12 máquinas, destinadas principalmente aos pacientes da emergência e das Unidades de Terapia Intensiva(UTI) do hospital. Pelo contrato firmado entre a Secretaria da Saúde do Estado e a empresa fabricante do sistema, por meio de licitação, fica acertada a compra de 400 kits mensais de insumos necessários à realização das diálises, com recursos do Estado, sendo que os equipamentos são cedidos, sem ônus, em comodato, para o setor de Nefrologia do hospital.

 

Cerca de sessenta profissionais de saúde do setor de Nefrologia do HGF, entre médicos, enfermeiros e técnicos, foram treinados durante o mês de junho para fazer uso do novo sistema de hemodiálise. O treinamento foi ministrado pela enfermeira Malu Bruniera, que atua no Hospital das Clínicas de São Paulo, onde o equipamento já é utilizado. Logo após o treinamento, os equipamentos passaram a ser utilizados em caráter experimental. Hoje, cerca de 60 pacientes fazem hemodiálise por mês no Hospital Geral de Fortaleza, entre pacientes agudos e crônicos.

 

12.07.2010

 

Assessoria de Comunicação HGF

Gilda Barroso (gildabarroso@gmail.com / 85 9925-5762)