Governo do Estado visita a central de digitalização do TJCE

28 de julho de 2010 - 20:38

A TCI- Business Process Outsoucing, empresa responsável pela digitalização dos processos do Judiciário estadual, recebeu, nesta quarta-feira, dia 28, o governador Cid Gomes, o vice-governador Francisco Pinheiro e o presidente do Tribunal de Justiça do Ceará, Ernani Barreira Porto para apresentar o funcionamento da central, que já é referência para outros estados.

 

No local, os processos passam por procedimentos de higienização, retirada de grampos e clipes. Em seguida, são convertidos em arquivos digitais e depois são conferidos. Outro grupo atua no Fórum Clóvis Beviláqua, nas Varas de Execuções Fiscais e na VEP. A partir dos próximos dias, as Varas da Fazenda Pública já vão trabalhar de forma eletrônica, ou seja, sem a utilização de papel.

 

São 890 mil processos para digitalizar e a expectativa é de que no prazo de quatro meses o 1o grau do Tribunal de Justiça esteja totalmente virtualizado. De acordo com o desembargador Ernani Barreira, o projeto de virtualização do Judiciário do Ceará é inédito. “Só o Superior Tribunal de Justiça (STJ), no Brasil, está totalmente informatizado” comemora.

 

Atualmente, ações judiciais das nove Varas da Fazenda Pública, das seis Varas de Execuções Fiscais e da Vara de Execução Penal e Corregedoria de Presídios (VEP) da Comarca de Fortaleza estão na linha de produção.

 

28.07.2010

 

Coordenadoria de Imprensa do Governo:

Casa Civil (comunicacao@casacivil.ce.gov.br)