Secretário das Cidades visita obras de esgotamento sanitário na capital

4 de agosto de 2010 - 20:34

O secretário das Cidades, Joaquim Cartaxo, visitou, nesta quarta-feira (04), as obras de implantação de rede coletora de esgoto em Fortaleza. Na oportunidade, ele percorreu diversos bairros da cidade para  acompanhar o andamento dos trabalhos desenvolvidos pela Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) para implantação de esgotamento sanitário nas bacias dos rios Siqueira e Cocó.

 

A visita foi acompanhada pelo coordenador de saneamento ambiental da  Secretaria das Cidades, Edmundo Olinda, do diretor de engenharia da Cagece, José Euclides e de técnicos da Companhia de Água e Esgoto.

De acordo com o secretário das Cidades, as obras que estão sendo desenvolvidas pela Cagece irão beneficiar 27 bairros de Fortaleza, elevando a cobertura de esgotamento sanitário da cidade dos atuais 53% para cerca de 70%. “São obras importantes que irão impactar diretamente na saúde da população. Serão mais de 150 mil pessoas beneficiadas diretamente”.

 

Ainda segundo Joaquim Cartaxo, as obras irão contribuir para a despoluição dos dois principais rios da cidade. “A implantação do  
saneamento nas bacias do Cocó e Siqueira também terá um grande impacto ambiental pois evitará que o esgoto vá para estes dois rios. Estes projetos estão conectados aos projetos de urbanização e controle de cheias que o Governo do Estado, em parceria com o Governo Federal, já vem desenvolvendo nos dois rios”.

 

Além das obras nas sub-bacias, o secretário das Cidades também visitou as obras do Macrossistema de Fortaleza, que consiste na implantação de uma tubulação de grande diâmetro ao longo da cidade para dar condições de receber o esgoto de mais de 20 bairros da bacia do Cocó. Entre os pontos visitados, estavam a construção das estações elevatórias da Avenida Alberto Craveiro e da Avenida Raul Barbosa.

 

04.08.2010

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria das Cidades

Carlos Henrique Camelo (chenrique@cidades.ce.gov.br 85 3101.4462)