Folclore cearense é tema da programação cultural da ICID+18

5 de agosto de 2010 - 17:40

Visita guiadas aos equipamentos culturais de Fortaleza, exposição e apresentações artísticas no Centro de Convenções integram a programação da ICID+18

 

No mês do folclore (agosto), a II Conferência Internacional sobre Clima, Sustentabilidade e Desenvolvimento Sustentável em Regiões Semiáridas (ICID) entra no clima cultural do Ceará. A ICID+18 reúne de 16 a 20 em Fortaleza participantes de diversas regiões áridas e semiáridas do mundo, no Centro de Convenções. Na ocasião, a Secretaria da Cultura do estado apresenta uma vasta programação cultural voltada para a produção cearense em cultura popular. Durante todos os dias do encontro haverá exposições de artesanato, cordel, xilogravura, seminários, apresentações musicais, festival de curta-metragem e visitas guiadas de ônibus aos equipamentos culturais de Fortaleza.

 

Um dos destaques da programação é a presença do caminhão do projeto Patativa Encanta em Todo Canto, que leva a obra de Patativa do Assaré para os municípios cearenses e que estará no Centro de Convenções do Ceará durante todo o evento, divulgando a obra do poeta centenário e realizando atividades que remetam à sua poesia.

 

A programação cultural tem início às 12h da segunda-feira, dia 16, no Centro de Convenções, com apresentação do Caminhão do Patativa e abertura das exposições “Artes Visuais na ICID”, “Semiárido aos Olhos da Xilogravura” e da Galeria do Cordel, onde serão expostos e vendidos folhetos de literatura de cordel, com destaque para o lançamento do folheto Literatura de Cordel – ICID+18, de Klevisson Viana e BC Neto. Também ao meio dia, começa o festival de curta-metragens, exibindo filme premiados em festivais de cinema cearenses.

 

O Maracatu Nação Fortaleza se apresenta às 18h30 com cortejo pelo Centro de Convenções e convida o público para um citytour até o TJA, onde serão recebidos com uma visita guiada ao Theatro José de Alencar, às 19h30, onde a Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho fará apresentação gratuita no palco principal.

 

Na terça-feira, dia 17, a programação segue a partir das 8h, dando sequência às exposições e exibição de filmes, e contando ainda com estande de artesanato. À tarde, às 18h30, tem cortejo com o grupo Dona Zefinha no Centro de Convenções e os visitantes serão chamados a uma visita guiada ao Museu do Ceará.

 

Quarta-feira, dia 18, quem se apresenta às 18h30 é o mestre da cultura cearense Zé Pio, com seu reisado de crianças. Às 19h30, tem visita guiada ao Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC). Na quinta, é o dia de apresentação da cantoria nordestina, com presença de violeiros e cantadores do Estado e seguida também de visita guiada à um equipamento cultural de Fortaleza. A programação encerra ao meio dia de sexta-feira, dia 20.

 

ICID+18 – Segunda Conferência Internacional sobre Clima, Sustentabilidade e Desenvolvimento Sustentável em Regiões Semiáridas ocorre 18 anos depois de sua primeira realização, e reunirá participantes do mundo inteiro, formuladores de políticas públicas, cientistas e membros da sociedade civil, no intuito de promover o desenvolvimento seguro e sustentável nas regiões semiáridas do mundo.

 

05.08.2010

 

Assessoria de Imprensa da Secult:

Bianca Fellipsen (bianca@secult.ce.gov.br – 85 3101.6759)