Seduc realiza o Seminário Carreira e Valorização do Magistério

19 de agosto de 2010 - 11:43

A Secretaria da Educação (Seduc) realiza a partir desta quinta-feira, dia 19, até o próximo sábado, dia 21, no Hotel Praiano, o Seminário Carreira e Valorização do Magistério. Durante os três dias de evento, das 8 às 17 horas, estarão reunidos cerca de 120 participantes, sendo 60 da Seduc, incluindo gestores, técnicos e professores, e outros 60 indicados pelo Sindicato de Professores e Servidores (Apeoc).

 

O Seminário, que terá duração de 24 horas, tem o objetivo de qualificar os participantes para serem multiplicadores no processo de construção de propostas de valorização da Carreira do Profissional do Magistério.

 

PROGRAMAÇÃO

Nesta quinta-feira, o Seminário terá início com o tema “Carreira e Plano de Carreira dos Professores no Brasil: Conceito, Princípios e Diretrizes”, ministrado pelo conferencista Ricardo Chaves Resende Martins e mediado pelo secretário adjunto da Seduc, Maurício Holanda, e pelo Diretor da Apeoc e da Central Única dos Trabalhados, Anízio Melo. A segunda temática do evento abordará a “Organização do Plano de Carreira, Cargo e Remuneração dos Profissionais da Educação Pública” e será conduzida  pelo conferencista Milton Canuto de Almeida, também mediado pelo prof. Maurício Holanda, e pelo Vice-Presidente da  Apeoc, Juscelino Linhares.

 

No segundo dia do evento, sexta-feira, os conferencistas Mariza Vasques Abreu  e Ricardo Chaves Martins, tratarão a temática “Plano de Carreira: Desafios Gerenciais da Implantação de uma Carreira Profissional do Magistério no Brasil”. O momento será mediado pelo secretário Maurício Holanda e pelo secretário de assuntos educacionais da Apeoc, Sérgio Bezerra e Silva Neto. A segunda atividade do dia será uma mesa redonda, baseada na exposição dos conferencistas, com a participação da secretária da Educação, Izolda Cela, do secretário adjunto da Seduc, do secretário de assuntos jurídicos da Apeoc, Reginaldo Pinheiro e do diretor da entidade, Anízio Melo.

 

O evento será finalizado no sábado com a oficina “Levantamento de diretrizes para  discussão sobre a valorização dos profissionais do magistério”, baseada na metodologia do Café Mundial.

 

Conferencistas:

1.Marisa de Souza Abreu

Pós-graduada em História pela UNICAMP

Consultora Legislativa na área de educação da Câmara dos Deputados, desde 1991.

Integrante da Comissão Técnica do Movimento Todos pela Educação.

Secretária Estadual de Educação do Rio Grande do Sul e Vice-Presidente da Região Sul do CONSED 2007/2009.

Publicações

Co-autora do livro “A luta dos professores gaúchos de 1979 a1991: o difícil aprendizado da democracia” (LPM, 1992).

Autora do livro “A organização da educação nacional na Constituição e na LDB” (Unijuí, 1998).

Co-autora do livro “Plano de Carreira e Remuneração do Magistério Público”(FUNDESCOL/MEC, 2000).

 

2.Ricardo Chaves Rezende Martins

Doutorando em Ciência Política (UERJ)

Consultor Legislativo da Câmara dos Deputados, na área de Educação, desde 1991.

Membro do Fórum Nacional pela Valorização do Magistério

Publicações: livros, capítulos de livros e artigos nas áreas de valorização do magistério, financiamento da educação e avaliação institucional da educação.

 

3.Milton Canuto

Pós-Graduado em Direito Educacional.

Consultor na área de Financiamento, Gestão e Planejamento da Educação, Plano de  Carreira e Previdência Pública

Presidente do Conselho Estadual do FUNDEB de Alagoas

Vice-Presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação – CNTE*

 

19.08.2010

 


Assessoria de Comunicação da SEDUC

Jacqueline Cavalcante (jacquelinec@seduc.ce.gov.br / 3101-3972)