STDS prepara jovens para a Copa do Mundo de 2014

19 de agosto de 2010 - 18:48

Em meio ao grande número de obras e empreendimentos em andamento no Ceará nos últimos três anos, a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) está dinamizando a capacitação de jovens no Estado. O objetivo é contribuir para a formação de mão de obra qualificada para os diversos setores da economia, como serviços e turismo, áreas especialmente ligadas à realização da Copa do Mundo em 2014, forte geradora de empregos.

Diante do cenário de empregabilidade, a STDS sai na frente e realiza nesta sexta-feitra 9 20), a partir das 14h30, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), aula inaugural de turmas de Inglês Básico, que beneficiarão em torno de 140 jovens matriculados nos sete Centros de Inclusão Tecnológica e Social (CITS). As aulas terão início no próximo dia 28 e se estenderão até o dia 10 de outubro. Na ocasião, haverá, ainda, a conclusão de curso de 76 jovens, distribuídos em quatro turmas do CITS Conjunto Ceará. Eles chegam ao mercado de trabalho capacitados em Eletricidade Predial, Manutenção de Hardware e Informática Básica.

 

PARCERIAS
Para garantir a operacionalização de cursos em seis áreas temáticas, a STDS assina também termo de cooperação técnica com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e com o Instituto Centro de Ensino Tecnológico (CENTEC).

Estarão presentes à cerimônia, a titular da STDS, Fátima Catunda; o presidente do Centro Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Carlos Aragão; o coordenador do SINE/CE e do Trabalho, Emprego e Renda da STDS, Ari Célio Mendes; o presidente do CENTEC, Odorico Monteiro; e a diretora de extensão do IFCE, professora Zandra Dumaresq.

 

CITS
Cada um dos sete Centros de Inclusão Tecnológica e Social (CITS) funciona com um laboratório temático. O espaço é utilizado para capacitar o público de acordo com as atividades realizadas em cada bairro. Lagamar possui laboratório de alimentos; Mucuripe, de turismo e línguas; Parque São José, de telemarketing; Messejana, de confecção e moda; Conjunto Ceará e José Walter, de hardware; e Jangurussu, laboratório de serviços domésticos.

Cada unidade é equipada com laboratórios de eletromecânica e informática, auditório com estrutura para realização de vídeo-conferências, salão de jogos educativos, biblioteca multimídia, salas de aula, salas de professores, salas de secretaria e coordenação, cantina, banheiros e almoxarifado. As capacitações contam com o suporte de parceiros como o Instituto Centro de Ensino Tecnológico (CENTEC), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), o Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), além da participação de entidades sociais.

19.08.2010
Assessoria de Comunicação da STDS
Carlos Eugênio Saraiva (imprensa@stds.ce.gov.br 85 3101.2089)