Governo do Ceará firma Termo de Cooperação Técnica com Banco do Brasil e Fiec
20 de abril de 2017 - 17:56 #banco do brasil #Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) #governador camilo santana #governo do estado do ceará #negócios #Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE
Fotos: Carlos Gibaja / Governo do Ceará Thiago Sampaio Repórter / Célula de Reportagem
O Banco do Brasil vai atuar como agente nos investimentos de empresas amparadas pelos programas de incentivo da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE) e suas vinculadas
O governador Camilo Santana assinou nesta quinta-feira (20), no Palácio da Abolição, o Termo de Cooperação Técnica entre o Governo do Ceará, a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) e o Banco do Brasil. São R$ 6,6 bilhões de crédito para indústrias, beneficiando empresas que irão se instalar ou ampliar instalações no Estado.
“Nesse momento difícil que o país enfrenta é preciso buscar com muita criatividade parcerias para a retomada do crescimento. Nós temos uma agência que atende empresas que querem se instalar no Ceará, para a geração de empregos. Com esse Termo de Cooperação, elas têm a garantia dos recursos, financiamento com mais agilidade e menos burocracia. Quero agradecer à Fiec e ao Banco do Brasil pela compreensão da necessidade de darmos as mãos. É um momento para celebrar essa parceria, que eu tenho certeza que teremos ótimos frutos”, disse o governador.
O Banco do Brasil vai atuar como agente nos investimentos de empresas amparadas pelos programas de incentivo da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE) e suas vinculadas. O superintendente do banco no Ceará, Clóvis de Castro Júnior, explica que o acordo vai além da liberação dos créditos para as indústrias. “Esse valor de R$ 6,6 bilhões está disponível para cada empresa. Ou seja, de acordo com o projeto, o plano de investimento e a perspectiva de mercado que ela quer buscar, é possível que esse valor seja aumentado. O teto é ilimitado. Além disso, oferecemos soluções de eficiência operacional, digitais e tecnológicas, fluxo diferenciado no tratamento das propostas, treinamento e consultoria na área de Comércio Exterior”.
Atualmente, cerca de 420 empresas são atendidas pelos programas de incentivo da SDE e vinculadas. O Governo do Ceará vai selecionar e indicar empresas com perfil para apresentar propostas de investimento, visando proporcionar maior agilidade no atendimento nos processos.
O secretário do Desenvolvimento Econômico, César Ribeiro, disse que esse Termo de Cooperação Técnica vem em um momento bastante oportuno. “Essa semana saiu a notícia do aumento do PIB do Ceará, maior até do que o do país, num acumulado de mais de 2% nos primeiros meses do ano. Isso aquece a economia. Fatores como a assinatura do memorando de entendimento com o Porto de Roterdã, a Fraport vindo administrar o Aeroporto de Fortaleza, o Polo da Saúde no Eusébio, a ZPE, a Complexo Siderúrgico do Pecém. Com essa parceria, cria-se um movimento muito grande e condições para empresas se planejarem, terem acesso aos créditos, pois a questão do financiamento para o investimento é uma das principais dificuldades hoje”.
Já a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) vai realizar a divulgação do termo e a mobilização das empresas, por meio de seus sindicatos filiados, para o estímulo e apoio de atividades exportadoras dos diversos setores industriais do Estado.
O presidente da Fiec, Beto Studart, destacou o empenho do Governo do Ceará em manter parcerias com as instituições não governamentais em busca de avanços para o Estado. “O que seria do Brasil se não fosse a agricultura bem desenvolvida? Se não fosse o Banco do Brasil, ela não teria esse espaço global que tem hoje. Nós empresários estamos juntos com o governador, focados no desenvolvimento do Estado do Ceará. É animador para mim, que acompanho o dia a dia dos nossos companheiros. E esse bom ambiente o Camilo vem conseguindo na base do diálogo, atraindo infraestrutura do exterior. É um momento especial e sei que vamos fazer a diferença daqui pra frente”.
Uma comissão de acompanhamento entre as três partes será instituída para acompanhar as demandas.
Núcleo de comunicação
- Assessor Especial de Comunicação Chagas Vieira
- Coordenador de Imprensa Ciro Câmara
- Porta-voz Thiago Cafardo
- Gestora de Conteúdo Suzete Nocrato
- Gestor de Fotografia José Wagner
- Fotografia Oficial Carlos Gibaja
- Gestores de Secretarias Elton Viana Moema Soares
- Comunicação Institucional Giselle Dutra
- Gestor de Rádio Lúcio Filho
- Gestor de TV Weberte Lemos
- Gestor de Web Bruno Bacs
- Gestor de Reportagem Wilson Zanini
- Reportagem André Victor Rodrigues Fhilipe Augusto
- Assessoria Primeira Dama Déborah Vanessa Wiarlen Ribeiro
- Fotografia Ariel Gomes Marcos Studart Tiago Stille Nívia Uchôa Lia de Paula
- Mídia Sociais Daniel Santos Yuri Lobato