Governador articula com ministro da Integração a inclusão de mais 10 municípios na região do semiárido
13 de setembro de 2017 - 18:05 #Camilo Santana #seca #semiárido #Sudene
Coordenadoria de Imprensa do Governo do Ceará Gabinete do Governador comunicacao@casacivil.ce.gov.br / (85) 3466.4898
O governador Camilo Santana enviou, nesta quarta-feira (13), um ofício ao ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, para que seja revista a decisão de incluir apenas 15 municípios na região do semiárido. O objetivo é que outros 10 façam parte da lista, totalizando 175 municípios cearenses.
Os 10 municípios são: Bela Cruz, Jijoca de Jericoacoara, Itarema, São Gonçalo do Amarante, Trairi, Barroquinha, Camocim, Chaval, Cruz e Guaiúba.
No documento, o governador pede a revisão da Resolução nº 107, de 27 de julho deste ano, do Conselho Deliberativo da Sudene considerando a “Análise sobre a Espacialização do Semiárido Cearense – Funceme 2017” e a “Proposta de Dimensionamento do Semiárido Brasileiro 2005 – BNB-Funceme”, enviados em anexo ao ofício. O chefe do Executivo também apela para que seja levado em conta o histórico de chuvas no período entre 2012 e 2016 para haver “maior justeza à análise das condições imperantes nos municípios ali referidos”.
Os 15 já incluídos na decisão do último dia 27 de julho são: Acaraú, Amontada, Beberibe, Cascavel, Fortim, Granja, Marco, Martinópole, Moraújo, Morrinhos, São Luís do Curu, Senador Sá, Tururu, Uruoca e Viçosa do Ceará. Na ocasião, o Governo do Ceará pleiteou a inclusão de um total de 32 municípios.
Confira o ofício aqui.