Com inscrições encerradas na última terça-feira, chamada da Maloca Dragão bate recorde de inscrições
2 de abril de 2018 - 11:26 #arte #cultura #Dragão do Mar #festival #Maloca
Luar Maria Brandão - Assessoria de Comunicação do Instituto Dragão do Mar
Foram 788 propostas recebidas entre projetos artísticos e profissionais de produção cultural inscritos. Resultado da seleção será divulgada na semana de 9 a 13 de abril
A chamada de artistas e profissionais para a Maloca Dragão 2018 teve 788 inscrições deferidas. É o maior número de inscritos desde que o Instituto Dragão do Mar (IDM) começou, em 2016, a compor parte da programação artística e do quadro de profissionais do festival por meio de chamada. Todos os projetos serão avaliados por uma comissão de curadores notadamente reconhecidos em suas respectivas linguagens artísticas. O resultado da seleção será divulgada por blocos de 9 a 13 de abril.
As linguagens que tiveram o maior número de propostas inscritas foram Música, com 314 projetos, e Teatro, com 97. Profissionais da área de produção cultural somaram 220 inscrições. Neste ano, pela primeira vez, a Maloca abriu espaço para inscrições em Gastronomia e Cenografia, que tiveram 11 e 2 projetos inscritos, respectivamente. A chamada teve ainda 32 propostas em Dança; 36 em Literatura; 32 em Arte Urbana; 26 em Circo; e 18 em Culturas Populares, totalizando assim o número de projetos que pleiteiam um lugar na Maloca 2018. As inscrições foram realizadas de 12 a 27 de março, na plataforma digital do Mapa Cultural, um banco de dados colaborativo que integra o Sistema de Informações Culturais do Estado do Ceará (Siscult).
É importante salientar que a chamada para a Maloca Dragão não é um edital, mas um meio usado para mapear e formar um banco de projetos artísticos e profissionais de todo o Estado, subsidiando assim o trabalho da curadoria do festival. Em 2018, a seleção de projetos artísticos terá como curadores: Fernando Catatau (música), Francis Wilker (teatro), Alysson Lemos (circo), Maíra Ortins (arte urbana), Joubert Arrais (dança), Alênio Carlos (cultura popular), João Luiz Lima (gastronomia), Isabel Andrade (cenografia) e Ronaldo Correia de Brito (literatura). Os selecionados vão compor uma parte da programação da Maloca, que também terá artistas e grupos convidados.
A programação oficial da Maloca 2018 será divulgada de 9 a 13 de abril por blocos de linguagem, no site do festival, conforme calendário:
09/04 – Cenografia e Gastronomia
10/04 – Culturas Populares e Circo
11/04 – Literatura e Arte Urbana
12/04 – Dança e Teatro
13/04 – Música e Produção Cultural
Esta é a terceira vez consecutiva em que o festival utiliza uma chamada para compor parte de sua programação artística. No ano passado, cerca de 75% das atrações foram selecionadas através desse processo. A Maloca Dragão 2017 recebeu um total de 703 inscrições entre projetos artísticos e profissionais da área de produção cultural.
O festival
Festival que celebra o aniversário do Centro Dragão de Arte e Cultura e a força crescente da produção artística cearense, a Maloca Dragão chega à quinta edição em 2018. Realizado de 24 a 29 de abril, o festival já tem as seguintes atrações convidadas confirmadas: Letrux, Rincon Sapiência, Richie Ramone e Francisco El Hombre. Neste ano, o tema da Maloca será “As barricadas abriram caminho: os 50 anos de maio de 68”, a partir do qual será feita uma profunda reflexão das revoltas de maio de 1968, no Brasil.
Debates, shows, espetáculos e uma mostra de cinema darão conta de analisar o impacto desse momento histórico e o que ele significa para os dias de hoje. Afinal, o ano de 1968 foi marcado por intensa efervescência cultural, com a Tropicália, com os grupos de teatro Oprimido, Oficina e Opinião, o Cinema Novo, os Centros Populares de Cultura (CPCs) e o jornalismo alternativo e crítico d’ O Pasquim e do Jornal Opinião. A Maloca 2018 homenageia ainda o artista cearense Sérvulo Esmeraldo, com exposição no Museu de Arte Contemporânea do Ceará, e um percurso especial pelas obras em exposição na cidade.
A Maloca Dragão é uma realização do Governo do Ceará, através do Instituto Dragão do Mar, e tem o apoio da Prefeitura Municipal de Fortaleza.
Sobre os curadores
Fernando Catatau
Fundador e vocalista da banda Cidadão Instigado, além de um dos principais guitarristas de sua geração.
João Lima
Tornou-se chef em 2000. Logo depois foi indicado pelo Guia Michelin. Hoje, é assessor especial do Governo do Ceará para gastronomia.
Joubert Arrais
Homem dos movimentos em vários níveis: pesquisador, professor e bailarino, reconhecido por seus estudos sobre crítica.
Alysson Lemos
Integrante dos grupos Os Incorrigíveis e as 10 Graças, reconhecido por seu trabalho como palhaço e malabarista tanto na prática quanto na teoria.
Alênio Carlos
Historiador e gestor cultural com atuação nas áreas de patrimônio cultural e memória, culturas tradicionais e populares, afrobrasileiras e indígenas.
Maíra Ortins
Artista com várias participações por salões nacionais e estrangeiros. Já coordenou as artes visuais da secretaria de cultura de Fortaleza.
Isabel Andrade
Jornalista. Diretora de conteúdo e mídias do Instituto Dragão do Mar.
Francis Wilker
Professor e diretor teatral, colabora constantemente com festivais. Além de ser fundador do Grupo Teatro do Concreto, com sede em Brasília.
SERVIÇO
Maloca Dragão 2018
Quando: de 24 a 29 de abril de 2018
Onde: vários espaços do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e Praia de Iracema
Acesso gratuito
Mais informações: www.malocadragao.org.br