Homenagens marcam solenidade de comemoração pelos 183 anos da Polícia Militar

25 de maio de 2018 - 09:42 # # # # #

Thiago Sampaio - Repórter
Ariel Gomes, Carlos Gibaja e Tiago Stille - Fotos

Com desfiles, chuva de fogos e muitas homenagens foi realizada, no fim da tarde desta quinta-feira (24), no quartel do Comando Geral da PM, a solenidade em comemoração aos 183 anos da Polícia Militar. Na ocasião, o governador Camilo Santana participou da entrega de três tipos de medalhas (Grande Mérito, Mérito Militar e Medalha José Martiniano de Alencar) para pessoas que contribuem, de maneira direta ou indireta, para a missão da instituição.

“Quero agradecer a todos que fazem a Polícia Militar. Quero reforçar a minha confiança ao empenho de cada um. Vivemos um momento de muitos desafios. Tenho prezado pelo diálogo, pois quem está nas ruas todos os dias são vocês. Essa polícia nos tem dado respostas rápidas. Nunca se prendeu tanto bandido, apreendeu tanta droga, tanta arma. Estamos indo para o segundo mês seguido de redução do índice de homicídios. Agradeço pelas parcerias, pois é preciso cada um dar a sua colaboração. Já solicitei um orçamento para que possamos melhorar as condições de todos os batalhões do Estado. Não tenho dúvida que nós cearenses, pela nossa forma guerreira, pela resiliência, vamos vencer essa batalha contra o crime”, disse o chefe do Executivo.

Uma das agraciadas com a medalha Grande Mérito, a primeira-dama do Estado, Onélia Santana, recebeu homenagem pelo programa Mais Infância Ceará e destacou a importância do trabalho de prevenção da violência. “Hoje é um dia muito importante. Quero parabenizar todo os policiais que saem de casa para estar protegendo a sociedade. Essa comenda eu dedico a todos os profissionais que junto comigo estão executando o Mais Infância Ceará. Sabemos que a segurança não é apenas o trabalho ostensivo, é importante investir na primeira infância. O foco é o fortalecimento do vínculo entre familia. Estamos de mãos dadas para que o Ceará seja mais seguro, fraterno, solidário”.

O secretário da Segurança Pública e Defesa Social, André Costa, destacou a união de todas as forças de segurança do Ceará. “Hoje, vendo a relação desses homenageados, me despertou a atenção que temos cerca de 30 policiais civis. Isso é uma demonstração da integração que temos conseguido entre as forças, apoiando nas ações de territorialidade. Importante destacar também o trabalho da nossa Perícia Forense. Essa união tem ajudado a conseguir tantos resultados positivos. Como secretário e cidadão cearense, quero agradecer o trabalho e empenho de todos vocês, profissionais da segurança. Tudo que o Governo tem feito, como a Lei de Promoções e a média do Nordeste são conquistas de vocês. Sempre tenho dito do meu orgulho, visto essa camisa por vocês e estaremos sempre lado a lado, pois essa é a nossa forma de gerir”.

O comandante Geral da PMCE, coronel Ronaldo Viana, mostrou emoção por comemorar o seu aniversário no mesmo dia que a instituição. “Hoje é o aniversário da nossa gloriosa Polícia Militar do Ceará, composta por raça de fortes, povo de bravos. Nossa instituição de guerreiros e guerreiras vai lutar sempre contra a criminalidade. Quero agradecer e parabenizar a todos os homenageados por tudo que já fizeram, ainda fazem e vão fazer. Estou muito emocionado por estar hoje, no meu aniversário, como comandante Geral desta instituição. Gratidão é a palavra que define. Em nome de todos, a gente reconhece tudo o que o governador vem fazendo pela Polícia Militar do Ceará. Ele vai às ruas para ouvir o povo e percebeu o quanto era importante um olhar diferente para a polícia”.

Estiveram também presentes na solenidade o comandante Geral do Corpo de Bombeiros do Ceará, Coronel Heraldo Pacheco; o chefe da Casa Militar, Coronel Túlio Studart; o perito geral da Pefoce, Ricardo Macêdo; entre outras autoridades.

Demanda histórica

Foi nos 180 anos da corporação, em 2015, que o governador Camilo Santana sancionou a Lei das Promoções, demanda histórica da instituição. Desde então, foram 13.373 PMs e BMs beneficiados em três anos.