Saiba quais os serviços disponíveis na plataforma de transparência do Estado

12 de abril de 2019 - 10:43 # # # #

Flávia Salcedo Texto

O Ceará Transparente foi feito pensando em facilitar a busca de informações e dados públicos para você, cidadão

Acessar os repasses e despesas feitas pela gestão pública, as informações sobre convênios e licitações, os canais de ouvidoria, acesso à informação e participação em um único canal. Tudo isso você pode encontrar no Ceará Transparente, plataforma criada para oferecer a você, cidadão, o acesso didático, rápido e fácil às principais informações do Governo do Estado do Ceará.

Pelo Ceará Transparente, é possível consultar os convênios com a prefeitura de seu município ou de outras entidades. Saber qual o serviço que deve ser feito, quanto já foi pago e a data de conclusão. Consultar também os contratos firmados pelo Estado, verificar quem foi contratado, qual o serviço e outros detalhes.

Além de garantir amplo acesso e disponibilidade às informações do Governo do Estado, a ferramenta permite que você esteja mais próximo da gestão estadual, ao disponibilizar canais efetivos de participação e comunicação.

Ouvidoria

Na página da Ouvidoria Digital, é possível a criação de uma manifestação para registrar sua sugestão, elogio, solicitação ou reclamação relativa ao poder público. Você pode realizar o controle de qualidade dos serviços públicos, se manifestando sobre a escola estadual do seu bairro, saneamento básico e o atendimento dos servidores públicos do Estado.

Depois de receber as manifestações, a ouvidoria faz uma análise delas e as encaminha para as áreas responsáveis. Além disso, a partir das informações trazidas pelos cidadãos, a ouvidoria pode identificar melhorias e propor mudanças, tal como apontar irregularidades em algum órgão ou entidade.

Participação Cidadã

É um direito de todos os cidadãos de compartilhar com o Governo o espaço de decisão dos rumos das mais diversas políticas públicas. No Ceará Transparente, há uma página destinada à participação cidadã, importante para criação conjunta de um futuro melhor para todos.

É um espaço onde a sociedade civil pode opinar, debater e construir junto com o Governo melhores políticas públicas. Lá você poderá, em breve, acompanhar oficinas, avaliar, monitorar e participar do Plano Plurianual (PPA) 2020-2023.

Acesso à Informação

Não encontrou alguma informação que procurava? É possível solicitar dados que não constem no site. Basta preencher um breve formulário dizendo os dados aos quais você deseja ter acesso. Qualquer pedido de informação deve ser respondido em até 20 dias, podendo ser prorrogado esse prazo, mediante justificativa, por mais 10 dias. Caso o pedido seja negado, você pode fazer um recurso no prazo de 10 dias ao Comitê Gestor de Acesso à Informação.

Converse, participe, acompanhe e faça valer o seu direito de cidadão. Acesse!