Alunos e professores de escolas públicas do Ceará farão intercâmbio na China

26 de abril de 2019 - 11:02 # # # #

Ascom Casa Civil

 

Acordo foi assinado nesta sexta-feira (26) entre o governador Camilo Santana e o prefeito da cidade de Dalian. Primeira turma já deve embarcar em agosto

 

O Ceará e a China estão mais próximos na área da educação pública. Nesta sexta-feira (26), o governador Camilo Santana visitou a cidade de Dalian, a 840 km da capital Pequim, onde teve encontro com o prefeito Tan Chengxu. Os dois gestores conversaram sobre a experiência realizada em projetos de educação, bem como sobre as afinidades entre o Ceará e a cidade chinesa, que podem estimular muitas parcerias nas áreas econômica e social. A cidade costeira de Dalian é considerada um dos principais polos petroquímicos da China, destacando-se ainda na indústria naval.

 

O acordo assinado nesta sexta entre o governador do Ceará e o prefeito de Dalian prevê que alunos e professores de escolas públicas do Estado do Ceará viajem para intercâmbio na China, e que o Ceará também receba estudantes chineses. O objetivo é a troca de experiências culturais, esportivas, e o desenvolvimento de uma comunidade escolar de aprendizado internacional.

Já a partir do próximo mês de agosto, dez alunos e dois professores de escolas estaduais do Ceará estarão em Dalian realizando o primeiro intercâmbio. O Governo do Ceará bancará as passagens e a Prefeitura de Dalian arcará com a hospedagem e alimentação.

“Estou muito feliz em poder dar essa oportunidade para nossos estudantes e professores das escolas públicas. Nosso estado tem hoje a melhor educação pública do Brasil, com 82 das 100 melhores escolas de ensino fundamental, e nosso ensino médio já colocou 13 escolas entre as 100 primeiras do país. Essa troca de experiência internacional servirá de estímulo para os alunos e professores, e dará ainda mais qualidade às nossas escolas”, afirmou o Camilo Santana.

 

O governador, acompanhado do assessor especial de Assuntos Internacionais, César Ribeiro, ainda visitou uma escola pública de Dalian. Conversou com professores e alunos, e conheceu o centro de treinamento esportivo, que estimula especialmente a prática do futebol, esporte que também é uma paixão da cidade chinesa.

Camilo também disse que espera que a partir desse acordo na área da educação, sejam discutidas outras parcerias entre o Ceará e Dalian nas áreas econômica e social. “A China é o país que mais cresceu no mundo nos últimos quarenta anos. Hoje tem grande potencial de investimento internacional. Queremos estar cada vez mais próximos para aproveitar essas oportunidades, que devem ser positivas para o Ceará e também para os chineses”, disse Camilo.

China: Parcerias também nas áreas da Saúde e Segurança Pública

Durante a missão na China, o governador Camilo Santana já firmou parcerias em outras duas áreas consideradas estratégicas para o Governo do Ceará: Saúde e Segurança. Na última quarta-feira (24), em Pequim, foi assinado um acordo com o Grupo Meheco (Medical Health Company), um dos maiores do mundo na área de tecnologia em saúde, que estabeleceu bases de cooperação para o fornecimento de equipamentos para os hospitais cearenses, instalação de empresas no estado e desenvolvimento de tecnologia na área da saúde.

Na quinta-feira (25), o governador esteve na cidade chinesa de Hangzhou, onde se reuniu com representantes da Dahua Technology para conhecer a expertise da empresa no uso da tecnologia para o combate ao crime. Foram apresentados projetos desenvolvidos no uso de inteligência artificial na prevenção de crimes e investigação de delitos, além do serviço de monitoramento de presos que respondem pena em liberdade. Nos próximos dias, o Ceará vai receber equipes da Dahua Technology para fazer um estudo do melhor modelo a ser desenvolvido na parceria entre a empresa e o governo cearense.

 

 

Ouça

O governador Camilo Santana destacou a importância da parceria para aproximar o Ceará de Dalian e abrir caminhos para outras parcerias.