Escola de Gestão Penitenciária realiza capacitação de agentes de segurança

4 de junho de 2019 - 17:15 # # #

Ascom SAP

De janeiro a maio deste ano, a Escola de Gestão Penitenciária e Formação para Ressocialização (EGPR) da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) já realizou 24 formações com atividades teóricas e práticas em áreas de conhecimento diversas. Com foco na ampliação das atividades, na gestão atual, os esforços da escola são totalmente voltados para o aperfeiçoamento humano e profissional dos agentes penitenciários e a manutenção da disciplina com a garantia da integridade de servidores, internos e cidadãos em geral.

Os cursos, que já certificaram 1.313 pessoas em 2019, envolvem temas como intervenção prisional, manuseio de armamento, defesa pessoal e valorização da vida. Integrando as forças de segurança do estado, a EGPR também abre vagas para outras instituições e já certificou 38 servidores entre policiais militares, civis e guardas municipais.

Entre os cursos de destaque, em janeiro deste ano, a EGPR realizou o curso de nivelamento, capacitando mais de 400 agentes para o serviço nas unidades. Seguindo o exemplo de grandes estados, foi realizado pela primeira vez no Ceará o Curso de Intervenção Rápida em Recinto Carcerário (CIRRC), um modelo de imersão de 200 horas/aula que simula situações de crise no sistema com foco no reestabelecimento da ordem de forma segura. A formação contou com instrutores da Diretoria Penitenciária de Operações Especiais do Distrito Federal (DPOE-DF) e do Grupo de Apoio Penitenciário (GAP).

Com duas formações contínuas, o Curso de Aperfeiçoamento em Armamento em Tiro (CAAT) e o Curso Procedimentos Carcerários e Escolta Prisional, realizados semanalmente, a EGPR pretende alcançar todos os agentes penitenciários do sistema e padronizar procedimentos com o máximo de segurança.

O coordenador da escola, Pedro Henrique, destaca os resultados do investimento no aprimoramento dos agentes . “Todo o esforço feito na capacitação de servidores tem em vista a execução do serviço público com excelência, de forma que o Estado e a sociedade sejam beneficiados, e os resultados já podem ser vistos, por exemplo, na redução dos crimes violentos registrada nos últimos meses”, afirma.