Programa Mais Nutrição inicia distribuição de alimentos “in natura” para entidades cearenses
28 de junho de 2019 - 18:04 #Alimentação saudável #Ceasa-CE #criança #segurança alimentar
Ascom Gabinete da Primeira-Dama
Ariel Gome Fotos
O Programa Mais Nutrição iniciou nesta sexta-feira (28) a distribuição dos alimentos “in natura” para as entidades beneficiadas com a ação. Após inclusão no sistema e recebimento de crachás, 11 representantes legais de instituições de Fortaleza, Maracanaú e Caucaia foram contemplados com dez caixas de frutas, legumes e verduras doados pelos permissionários da Central de Abastecimento do Ceará S/A (Ceasa-CE).
De acordo com a primeira-dama Onélia, os alimentos vão garantir a segurança alimentar de crianças que vivem em vulnerabilidade social. “Não há nada mais humano do que alimentar a quem precisa. E o Mais Nutrição está para além de um benefício, ele veio para garantir a segurança alimentar de crianças atendidas por instituições do nosso Estado. Me sinto honrada em poder contribuir com esse progresso e, mais ainda, de saber que estamos ajudando a quem verdadeiramente precisa”, enfatiza.
No início desta primeira etapa, serão atendidas 20 instituições que apresentaram uma estrutura mínima para o condicionamento e manipulação dos alimentos. A previsão é que até o próximo ano o programa seja ampliado e atenda mais de 10 mil crianças e adolescentes das 91 instituições selecionadas, que em seu dia a dia desenvolvem atividades diversas nas áreas do esporte, lazer, arte, cultura, reforço escolar, entre outras.
Para o presidente da Ceasa-CE, Maximiliano Quintino, que acompanhou a entrega dos alimentos, o envolvimento de todos motiva a equipe. “Entregamos hoje aqui alimentos de muita qualidade, que vão direto para a boca de crianças e adolescentes atendidas por essas entidades. Ficamos muito felizes de vê a alegria deles e da empolgação dos permissionários que agora separam os produtos, sem que haja o descarte, o desperdício”, salienta.
O coordenador da Associação Beneficente dos Moradores do Parque Universitário, Thiago Dutra, entidade localizada no bairro Pici, em Fortaleza, destacou a importância de atender os mais necessitados. “Essa iniciativa veio pra atingir realmente quem precisava, quem estava na ponta, transformando a vida de muitas crianças e adolescentes. Atendemos mais de 800 pessoas, que dependem da alimentação da instituição e o Mais Nutrição veio para agregar ao nosso trabalho”, aponta.
As entidades beneficiadas foram: Instituto Gotas; Projeto União (PROUNI); Associação Comunitária e Habitacional Jardim das Maravilhas; Associação Beneficente e Educacional Nova Jerusalém; Associação Beneficente Vida Nova; Igreja Pentecostal A Promessa de Deus; Associação Comunitária Vida Melhor; Associação Comunitária É Tempo de Vencer; Associação Madre Verônica, Associação Beneficente dos Moradores do Parque Universitário, Associação Beneficente das Irmãs de Nossa Senhora das Dores.
O programa
O Mais Nutrição está dentro do Programa Mais Infância Ceará. Estruturado em cima do combate ao desperdício de alimentos, enfrentamento à fome e alimentação saudável, o programa tem como objetivo manter um banco de alimentos “in natura” aproveitando os que seriam desperdiçados pelos comerciantes da Ceasa por questões meramente estéticas, mas que permanecem adequados ao consumo humano e com suas características nutricionais preservadas. Além disso, produzir polpas de frutas com as mais maduras e que não podem aguardar pela doação “in natura”. E, por fim, produzir um mix para a transformação em sopa através da desidratação de legumes (mandioca, cenoura, batata, abóbora, beterraba), mantendo o teor nutricional dos alimentos e garantindo a proteína, carboidrato e micronutrientes do Mix de Legumes. A fabricação contará com a doação mensal de 600kg de macarrão do Grupo M. Dias Branco. O mix terá ampla capacidade de atendimento, por ser de fácil e rápido preparo (1Kg de sopa prepara 40 porções) e de prazo de um ano de validade para consumo.