Operação de super guindastes completa 3 anos no Porto do Pecém
1 de agosto de 2019 - 17:09 #CIPP #economia #guindaste #indústria #Porto do Pecém #STS
Ascom CIPP
Equipamentos estão entre os maiores do Brasil
A operação de dois guindastes do tipo STS, no Porto do Pecém, completou três anos de operação nesse mês de Julho. Os guindastes foram fabricados pela empresa chinesa ZPMC e levaram seis semanas para percorrer a rota marítima entre Pequim e o Porto do Pecém. O equipamento foi encomendado pela operadora portuária APM Terminals e teve sua operação iniciada em julho de 2016.
Os guindastes do tipo STS (Ship to Shore), conhecidos também como portêineres, são guindastes utilizados nos portos para o embarque e desembarque de contêineres nos navios. Diferente de outros tipos de guindastes, o STS tem maior ganho na sua velocidade e segurança, por conta dos seus tipos de movimentos que geram mais estabilidade dando assim confiança ao operador e reduzindo o tão conhecido efeito pêndulo.
“O investimento realizado nesses guindastes foi essencial para alavancar a produtividade e a eficiência do Porto do Pecém, possibilitando suportar o crescimento do Estado do Ceará e de toda a Região Nordeste. Reduzimos o tempo que as embarcações permanecem no Terminal, o tempo que as mercadorias demoram para chegar ou partir. Assim triplicamos a capacidade de janelas de atracação que podem ser oferecidas ao mercado”, disse Herllon Rossdeutscher, Gerente de Operações da APM Terminals.
Atualmente, a APM Terminals entrega no Porto do Pecém a maior produtividade de berço das regiões Norte e Nordeste do Brasil, com embarcações chegando a 75 movimentos por hora. O desempenho é explicado pelas características técnicas dos guindastes STS. Cada um deles pesa 1630 toneladas e mede 89 metros de altura, o equivalente a um prédio de 29 andares.
“Esses guindastes estão entre os maiores do Brasil. Operam simultaneamente dois contêineres de 20 pés e um de 40 pés. A capacidade de cada guindaste é de 65 toneladas para contêineres e 100 toneladas para operar cargas especiais. Além disso, os equipamentos têm 68 metros de lança, podendo alcançar até a 22ª fileira dos navios de contêineres. Ou seja, estamos completando três anos de uma operação muito mais otimizada dentro do Porto”, disse Danilo Serpa – Diretor-Presidente do Complexo Industrial e Portuário do Pecém – CIPP.
No Porto do Pecém, a movimentação acumulada de contêineres no primeiro semestre de 2019 registrou a marca de 94.075 unidades (146.835 TEU), crescimento de 22% em relação ao resultado obtido no mesmo período de 2018.