Abertura da Feira do Conhecimento faz homenagem ao centenário do eclipse de Sobral
17 de outubro de 2019 - 16:30 #Albert Einstein #desenvolvimento #Teoria da relatividade
Cynthia Cardoso - Ascom Secitece Texto
Chico Gomes Fotos
Solenidade foi prestigiada por representantes da ciência, tecnologia, saúde e política, que reforçaram a importância da Feira do Conhecimento para o desenvolvimento do Estado
A solenidade de abertura da Feira do Conhecimento 2019 ocorreu na tarde desta quarta-feira (16), no Centro de Eventos do Ceará, reunindo autoridades dos campos da ciência, tecnologia, saúde e política. O evento foi iniciado com a apresentação da Orquestra Sinfônica da UFC de Sobral. O espetáculo, sob regência da maestrina Adeline Stervinou, prestou uma homenagem ao Centenário da Comprovação da Teoria da Relatividade Geral de Albert Einstein, ocorrido em 1919, durante o fenômeno conhecido como Eclipse de Sobral.
A apresentação foi seguida das presenças ao palco do secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda, da vice-governadora, Izolda Cela, do assessor especial do MCTIC, Aristides Pavani, da presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, do presidente da Aprece, Nilson Diniz, da presidente do Cosems/CE, Sayonara Moura, entre outras autoridades.
Destacando a necessidade do incentivo ao conhecimento científico, o secretário Inácio Arruda apontou “a Feira do Conhecimento como um caminho importante para colocar a ciência a serviço do desenvolvimento dos municípios do Ceará e do Brasil”, por meio das parcerias com instituições como a Fiocruz e a Aprece, que integram a FdC3 com a Feira de Soluções para a Saúde e o I Congresso dos Municípios Cearenses, respectivamente. “Ciência e tecnologia: no Ceará tem disso sim! A feira é um compartilhamento, a gente se junta para ajudar o Estado”, acrescentou.
Para a vice-governadora, a Feira do Conhecimento é um evento que se renova a cada edição. “Ela movimenta esse circuito que envolve ciência, tecnologia, inovação e negócios e mostra o nosso esforço e a clareza sobre o que precisamos promover na sociedade (…). É uma mistura perfeita e um dos pilares que podem sustentar as transformações da qual precisamos”, frisou Izolda Cela.
Para o presidente da Aprece, a realização do I Congresso dos Municípios Cearenses dentro da FdC3 será bastante enriquecedora. “Trabalharemos numa discussão conjunta para abordar questões acerca das melhorias na gestão fiscal, na educação, na saúde, em uma pauta municipalista para continuarmos na luta e agrupados”, reforçou Nilson Diniz.
De acordo com a presidente da Fiocruz, a instituição tem um orgulho especial de se integrar com sua feira à FdC3, respondendo uma pergunta fundamental: “ciência, pra quê ciência?”. Nísia Trindade lembrou dos grandes desafios da Fiocruz, que perpassam o fortalecimento das linhas de pesquisa, o trabalho na atenção básica de saúde e a criação de novas tecnologias para o controle de vetores. “Sem a ciência feita nos nossos institutos e universidades é impossível pensar num país soberano com equidade e justiça social”, frisou.
Sobre a FdC3
A Feira do Conhecimento 2019 segue até o dia 19 de outubro, com diversificada programação que envolve ciência, tecnologia, negócios, games, astronomia e vários outros temas. É uma realização do Governo do Ceará/Secitece, Instituto Centec, Fiocruz, Aprece e Cosems, e tem o patrocínio do Sebrae, Etice, Troller, Magirus, Airbus/Helibras, Senai, OSF Global, Zeiss e Supera, contando com o apoio da Icetel, Ivia, Wissen Tech, IFCE, UFC e Aeris.