Governo do Ceará inaugura segunda policlínica em parceria com Prefeitura de Fortaleza
23 de outubro de 2019 - 14:54 #Jóquei Clube #policlínica #UPAs
Fátima Holanda - Ascom Sesa Texto Carlos Gibaja e Marcos Moura/PMF Fotos
A policlínica terá capacidade para atender 6.300 consultas médicas mensais, com atendimento em 13 especialidades médicas
Na manhã desta quarta-feira (23), o governador do Ceará, Camilo Santana, e o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, entregaram a segunda policlínica da capital cearense. Localizada no bairro Jóquei Clube, a unidade recebeu o nome do Dr. Lusmar Veras Rodrigues.
“Ando pelo Brasil inteiro e é difícil ver um estado e uma capital que tenham investido tanto na área da saúde. Tem muito estado por aí que está cortando verba. Esse equipamento não deixa a desejar a nenhuma clínica particular de saúde no Brasil, toda climatizada e com excelentes profissionais”, afirmou Camilo Santana.
A policlínica da rede pública de saúde municipal teve como investimento o valor de R$ 7 milhões em obra e conta ainda com R$ 5,5 mi do Governo do Ceará para aquisição de equipamentos. “Nós temos uma rede de 12 UPAs municipais. Somos a capital do Brasil com maior leito de UPAs para o cidadão. Isso, graças à parceria da Prefeitura de Fortaleza com o Governo do Ceará”, ressaltou Roberto Cláudio.
Além de exames, os pacientes terão acesso ao atendimento em 13 especialidades médicas: cardiologista, endocrinologista, neurologista, oftalmologista, otorrinolaringologista, urologista, infectologista, dermatologista, ginecologista, nefrologista, gastroenterologista, angiologista e acupunturista. A policlínica terá capacidade para atender 6.300 consultas médicas mensais.
Também estiveram presentes na solenidade o secretário da Saúde do Ceará, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Dr. Cabeto), e a secretária de Saúde de Fortaleza, Joana Maciel. De acordo com Dr. Cabeto, o apoio do Governo do Ceará aos trabalhadores de saúde é de fundamental importância para melhoria dos serviços e da acessibilidade.
“Na capacidade de entenderem os outros e solidarizarem-se com os problemas, os trabalhadores são aqueles que prestam serviços à sociedade, que estão no dia a dia e o fazem numa forma mais humana e adequada”, ressaltou.
Homenageado
Lusmar Veras Rodrigues, filho de José Ferreira Veras e Francisca Rodrigues Veras, nasceu em 9 de abril de 1953, em Viçosa do Ceará, onde fez o curso primário. Cursou o ginásio no Colégio D. José Tupinambá da Frota, em Sobral, e o científico nos Colégios Castelo Branco e São João, em Fortaleza. Ingressou no curso de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC) em janeiro de 1974, graduou-se em dezembro de 1979. Concluiu sua residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Geral de Fortaleza (HGF), em 1989, e a especialização em Coloproctologia, por meio do título conferido pela Sociedade Brasileira de Coloproctologia em 1990, lastreado em estágios de aperfeiçoamento nessa especialidade.
“Dr. Lusmar era um homem de uma capacidade humana muito intensa, capacidade de trabalho, capacidade científica, era um homem muito dedicado. É mais do que justa e adequada essa homenagem. Tive a felicidade de conviver com ele no dia a dia, na sala de aula e no hospital universitário. O que mais ressaltava era o caráter humano, a capacidade de dedicação e além da competência do que exercia”, destacou Dr. Cabeto.
O médico foi coordenador da Residência de Coloproctologia do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) e chefe do Serviço de Coloproctologia, além de coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Médico-Cirúrgicas da UFC. Lusmar Veras também era professor titular do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina/UFC e atuava nas linhas de pesquisa de Distúrbios Metabólicos e de Motilidade do Aparelho Digestório no Estresse e Inflamação e suas Repercussões Metabólicas, com extensa produção científica publicada e de extrema relevância para os meios acadêmicos e sociais.
“Sinto-me em nome de toda a família bastante lisonjeada, é uma homenagem merecida, justa realmente. A palavra medicina para o papai tinha um significado bem mais amplo que ultrapassava limites, o concreto, que atingia um âmbito de humanidade. Humanidade, carinho, atenção. Ele com todo o modo de ser acolhedor, atingiu o mundo e levou benefícios para muitos pacientes, salvou a vida de muitos”, declarou a filha Lara Burlamaqui.
Participaram da inauguração o presidente da Câmara de Vereadores, Antônio Henrique, o Vice-Reitor da Universidade Federal do Ceará, Glauco Lobo Filho, vereadores de Fortaleza secretários municipais, profissionais de saúde, representantes de sindicatos, o presidente do Conselho Regional de Fisioterapia do Ceará (Crefito-Ce), Ricardo Lotif.
Ouça
O governador Camilo Santana ressaltou a importância da nova Policlínica para a população atendida nos postos de saúde que precisar de exames ou de um tratamento mais específico.
Camilo Santana ressaltou outros investimentos na construção de Policlínicas em todo o Ceará.
Além de exames, os pacientes terão acesso ao atendimento em 13 especialidades médicas. O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, destacou a importância da parceria com o Governo do Ceará para viabilizar a obra.
Ainda dentro da plataforma de modernização da Saúde, o governador Camilo Santana ressaltou que o Governo do Ceará ainda vai investir em mais um Hospital para Fortaleza: o Hospital Universitário da Universidade Estadual do Ceará (Uece)